03/09/2006

ESTA SEMANA

KATRINA
Passado um ano sobre a devastação da cidade de Nova Orleães provocada pela passagem do furacão Katrina, os resultados mais visíveis dos cerca de 100 milhões de dólares já gastos pelo governo federal, concentram-se nas zonas mais ricas da cidade, onde o impacto da tempestade foi menor, estando a recuperação das infra-estruturas a decorrer de forma bastante lenta.
Só 60% do fornecimento de electricidade foi retomado, o gás só abrange apenas 41% e os transportes públicos estão reduzidos a 50%, afectando principalmente a população mais carenciada.
Enquanto isto, só metade dos hospitais estão a funcionar, mas os hotéis e casinos já retomaram a sua actividade normal.
Se o senhor Bush fosse uma pessoa normal, deveria preocupar-se mais com os dramas que tem no seu próprio Pais e deixasse viver em paz as populações que por esse mundo fora têm sofrido com as suas ingerências e belicismos.
Recentemente foram descobertos detonadores e fios eléctricos usados para explosivos numa carga diplomática enviada para a embaixada dos EUA na Venezuela, confirmando-se assim as suspeitas de que, mais uma vez o senhor Bush e o seu governo está a apoiar os movimentos terroristas na Venezuela, quando se aproxima a data de novas eleições presidenciais que se realizarão em Dezembro.
Mas, como se sabe, a família Bush tem interesses na indústria militar e está mais interessada em destruir os governos que não lhes prestam vassalagem e em construírem bombas em vez de casas e hospitais.


ESCOLAS
O (des) governo socialista que nos calhou na rifa continua a sua saga de encerrar as escolas do ensino básico que tenham menos de 20 alunos. Situando-se geograficamente a maioria destes estabelecimentos no interior do País, fácil é de prever que a desertificação é para continuar, pois os senhores socialistas que nos (des) governam querem cumprir o défice à custa dos sacrifícios daqueles que menos recursos têm.
A lógica parece ser a do lucro, ou a falta dele, como se as escolas, as maternidades ou os centros de saúde, não fossem direitos fundamentais a que todos deveriam ter acesso, independentemente das estratégias economicistas dos governos, logo, anti-sociais.
De acordo com as fontes do Ministério da Educação, neste momento existem 7.741 escolas do ensino básico, e destas, 3.049 possuem menos e 20 alunos. Se a teimosia persistir, restarão apenas 4.692.
Para que se tenha uma ideia e um termo de comparação entre Países com praticamente a mesma área geográfica e a mesma população, em Cuba existem 9.229 escolas só do ensino básico, sendo 2.336 no sector urbano e 6.893 no sector rural, que funcionam em pleno, mesmo com todas as limitações e boicotes que se conhecem, estando previsto a abertura de mais algumas de acordo com as necessidades e o aumento da população em idade escolar.
É assim a democracia. Só que uns aplicam-na, enquanto outros se servem dela.


INTELIGÊNCIAS
As brilhantes ideias do (des) governo socialista não se ficam só pelo encerramento de escolas, maternidades e centros de saúde, ou pela introdução de seringas e droga nas prisões.
Agora vêm com um relatório já aprovado em Conselho de Ministros onde se propõe a sensibilização dos automobilistas para passarem a circular nas auto-estradas a menos 2 km por hora, assim como a circulação dos táxis em menos um dia por semana, com vista à redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.
Se tudo isto não fosse ridículo, até dava para contar como anedota. Então estas mentes socialistas não se preocupam em ter transportes públicos em condições e a preços acessíveis à população, mas querem cortar na velocidade e nos táxis ?
Os chaços de autocarros e ligeiros que por aí circulam que só por obra e graça do além passam nas inspecções, não são poluidores ? As longas filas de trânsito que diariamente se formam para entrar em Lisboa e Porto só produzem oxigénio ? As imensas frotas dos ministérios e das Câmaras Municipais só utilizam água ?
Deixem-se de tretas e ataquem os problemas com alguma inteligência em vez de fazerem de nós parvos.

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice