13/08/2006

ESTA SEMANA

CRIANÇAS
Continua a passar nos vários canais televisivos um “spot” publicitário do Ministério da Administração Interna e da GALP, com a frase “todos os anos cai um avião cheio de crianças em Portugal”
Só é pena que o avião não caia em cima do ministro, ou melhor, em cima dos ministros todos, incluindo o chefe deles, pois a frase, para além de não corresponder à verdade, é, para atém de um atentado ao mau gosto, uma forma extremamente baixa de fazer passar uma mensagem ao utilizar as criancinhas.
Diz o iluminado ministro que aquilo que o choca é morrerem muitas crianças nos acidentes de automóvel, esquecendo-se que morrem muitas mais por falta de medidas preventivas, por desnutrição e por falta de assistência nos Centros de Saúde e nos Hospitais.
O Sr. ministro devia era chocar-se e ter vergonha do seu governo encerrar maternidades, pondo em risco a vida das parturientes e das crianças que podem nem sequer vir a nascer.


ESCALA NAS LAJES
O governo português do Sr. Sócrates autorizou que um avião israelita de transporte militar oriundo dos USA fizesse uma escala técnica na Base das Lajes, com a desculpa de que a carga era de material bélico não ofensivo, acreditando tão somente no que foi declarado, pois não houve o cuidado de efectuar qualquer inspecção ao seu conteúdo.
Nem sequer informaram, como deviam, o Presidente da República sobre esta autorização, o que leva a desconfiar que era para que ninguém soubesse.
Mas o que é isso de material bélico não ofensivo ? Serão supositórios, vazelina ou preservativos ?
Desculpem-me a linguagem brejeira, mas estou a pensar apenas no sítio onde deveriam meter esse material bélico.


BUSH
O presidente norte-americano George W. Bush afirmou sentir-se “óptimo” após mais um exame médico de rotina na Base Naval de Bethesda, em Washington. Bush admitiu, no entanto, que ganhou algum peso desde a última vez que foi ao médico, mas atribuiu o sucedido ao facto de ter comido demasiado bolo no seu 60.º aniversário.
A notícia não explica qual foi o exame médico de rotina, mas presume-se que faltou ao psiquiátrico, pois de contrário não poderia continuar por aí à solta e a dizer as baboseiras do costume, como a de declarar outra vez guerra ao terrorismo, para continuar a ocupar ilegitimamente outros países, sacrificando as populações locais e os seus próprios concidadãos, que, cansados com a sua política e de servirem de carne para canhão, já levou a que nos últimos 5 anos desertassem das Forças Armadas cerca de 40.000 militares.
Até quando temos de suportar este paranóico ?


CUBA
Hoje, 13 de Agosto, o Comandante Fidel Castro cumpre o seu 80º aniversário e, ao contrário daquilo que os parasitas do costume têm dito e escrito sobre a sua saúde, ele está recuperando bem da intervenção cirúrgica a que foi sujeito e brevemente voltará ao seu quotidiano e à luta diária que desde sempre tem travado para defender o seu país e o seu povo daqueles que querem impor as amplas “democracias” iguais às do Afeganistão ou do Iraque, já para não falar dos vizinhos da América Latina que estão sob a pata dos USA.
Já em 1989, após o derrube do muro de Berlim, muitos vaticinavam a queda do regime cubano, dizendo-se que não aguentaria até ao final desse mesmo ano, repetindo-se essa mesma lengalenga nos anos seguintes, até que se cansaram de tanta asneirada.
Até mesmo em Portugal e dentro de um dos partidos políticos mais identificado com Cuba, o PCP, essa teoria tinha alguma aceitação, talvez pelo trauma causado com o fim do Bloco Socialista que entretanto se concretizou.
Na verdade, após 1989 as dificuldades foram enormes e Cuba teve de reconverter toda a sua economia devido ao isolamento a que ficou sujeita, mas isso nunca colocou em causa os valores da Revolução, antes pelo contrário, obrigando a que o povo superasse as carências com muitos sacrifícios, mas também com grande imaginação e patriotismo.
Ninguém é eterno e todos nós teremos um dia que partir deste mundo. Mas Fidel ainda tem muito para dar e para nos ensinar a compreender e a combater esta política global que cada vez mais nos asfixia e nos impõe desigualdades sociais.
Felicidades Comandante e os desejos de rápida recuperação física, porque a intelectual felizmente está intacta.

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice