30/07/2006

ESTA SEMANA

CRIMINOSOS
Mais um cobarde ataque da aviação israelita à cidade de Caná, assassinou esta madrugada para além de 50 pessoas indefesas, na sua maioria crianças.
A justificação para estes massacres é o de que o Hezbollah utiliza edifícios civis no Líbano como bases de lançamento de mísseis, mas até hoje ainda não se viu qualquer rampa ou míssil entre os escombros.
O primeiro-ministro israelita Bhud Olmert, lacaio do seu amigo Bush, aprendeu bem a lição: os EUA também invadiram o Iraque com a justificação de que existiriam armas de destruição maciça que tinham de ser destruídas, mas que nunca apareceram.
Mas, mesmo que assim fosse e Israel tivesse o direito de se defender bombardeando e invadindo outro Pais por este acolher terroristas, como muitos argumentam, então, pela mesma ordem de razões, também Cuba já deveria há muito ter bombardeado e invadido os EUA, que desde 1959 vem treinando, armando e apoiando financeiramente todos os terroristas que têm praticado actos de sabotagem contra Cuba, com perca de muitas vidas humanas e milhões de dólares de prejuízos materiais.
Assim se demonstra que há dois pesos e duas medidas: na cena internacional há terroristas maus e terroristas bons, dependendo dos aliados de momento e dos interesses económicos e políticos que melhor sirvam estes criminosos da humanidade.


MAIS EMPREGO ?
De acordo com as notícias vindas a público e não desmentidas, a BP prepara-se para reduzir os seus efectivos em 30% até ao final deste ano e a PT quer fazer o mesmo até 2008, num número total que deve envolver cerca de 3.000 pessoas.
É notório e só não vê quem não quer, que a actual política económica (se é que existe) não vai resolver coisa nenhuma e que o desemprego tem uma forte tendência para aumentar, já que o sector produtivo está a diminuir e não se vislumbra qualquer estratégia política para inverter esta situação.
Anunciar-se com pompa e circunstância que vão ser criados incentivos à modernização do comércio e que isso irá criar postos de trabalho é pura demagogia barata, pois o comércio tradicional não tem condições para competir com as grandes catedrais do consumo e a perspectiva futura é a sua progressiva falência.
Não exploramos os poucos recursos naturais, não temos frota de pescas, não temos agricultura e cada vez temos menos indústria. O que nos resta para além do TGV e da OTA ?


EXÍLIO
A pianista Maria João Pires bateu com a porta e foi viver para o Brasil, dizendo-se perseguida e vítima de uma verdadeira tortura, já que, por falta de apoios, estava a ter dificuldades em dar continuidade à Fundação que criou, proprietária do Centro para o Estudo das Artes de Belgais, perto de Castelo Branco.
Tanto a Autarquia como os Ministérios da Educação e o da Cultura têm financiado o Centro (e não foi tão pouco como se possa pensar) mas a chata da ministra da Cultura quis saber em que foram gastos 65.000 contitos e a D.Maria João Pires sentiu-se pressionada.
Parece que a Fundação Mário Soares ainda nada recebeu desta ministra e por isso não necessita de lhe apresentar as contas, porque senão, lá teria outra vez o seu presidente de se auto-exilar, seguindo o exemplo da pianista.

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice