02/07/2006

ESTA SEMANA

REMODELAÇÃO
O senhor Diogo demitiu-se, justificando essa decisão com problemas de saúde e toda a gente vem agora dizer que ele já o devia ter feito há muito tempo porque não estava em sintonia com alguns ministros do governo de Sócrates.
O que ninguém percebeu é que ele era um dos 257.000 que estavam em lista de espera para uma cirurgia e que foi chamado à pressa para a operaçãozinha à coluna, não podendo perder esta oportunidade por desconhecer quando poderia surgir outra.
Vá lá, teve sorte e ainda conseguiu uma vaga antes de ficar sem se poder mexer ou antes de passar para o outro mundo como já aconteceu com tantos outros.
Assim já o seu ex-colega Campos pode dar uma conferência de imprensa a anunciar que a lista está a diminuir e que agora já só são 256.999 em lista de espera.


INTERNET
Temos muita Internet, somos o 11º país da Europa a ter os serviços do estado informatizados, a sofisticação leva a que tenhamos a melhor oferta “on-line”, o plano tecnológico esta a dar excelentes resultados, mas quando necessitamos de algumas coisitas simples, é o cabo dos trabalhos.
Podemos requisitar tudo ou quase tudo pela Internet, podemos até solicitar e pagar a uma Câmara Municipal a ligação e a colocação de um contador de água para uma obra devidamente legalizada, mas o serviço demora mais de um mês a ser executado porque devem existir muitos doutores informáticos mas faltam os operários, os que recebem pouco mais que o salário mínimo.
Ou seja, para se admitirem e se poder pagar a doutores e engenheiros informáticos, têm os organismos que dispensar quem verdadeiramente trabalha no terreno e pode ajudar à recuperação da nossa economia.
Será que ninguém percebe que a Internet é muito útil mas que só por si não resolve problema nenhum se não existirem serviços oficinais devidamente estruturados para poderem dar resposta às solicitações ?
De propósito não divulgo qual é a Câmara Municipal onde tudo isto se passa, mas posso adiantar que é a mesma onde um vereador diz que a colocação de um simples corrimão num parque público leva algum tempo a realizar, esperando-se que até ao final do ano a obra (do corrimão) possa ser concluída.


BLOQUEIO
E já que se fala tanto de internet, também é de referir que o bloqueio económico, financeiro e comercial dos Estados Unidos contra Cuba, que vigora desde há 45 anos, não é apenas o mais prolongado, mas o mais abrangente.
O bloqueio chega a cada canto e aspecto da sociedade cubana e também à Internet. Cuba aderiu à rede internacional de computadores em 1996 e a partir de então Washington não deixou de criar dificuldades. Assim, o cabo de fibra óptica que passa perto de Cuba, constituindo o principal suporte para a transmissão de dados, não pode enlaçar Cuba, que tem de recorrer à Internet por satélite, opção mais lenta, de menor qualidade e muito mais cara.
A Casa Branca não revela esta realidade, nem que, mesmo assim, o modelo cubano de informatização beneficia gratuitamente cerca de 10% da população, mas acusa Cuba de limitar as liberdades individuais, quando apenas são esabelecidas restrições lógicas devido às dificuldades económicas impostas pelos vizinhos americanos.
O bloqueio, ao contrário do que dizem, não é contra Fidel nem contra o regime: é contra todo o povo cubano que tem de encontrar no seu dia a dia as mais variadas formas de suplantar as dificuldades provocadas pelo imperialismo dos senhores que se julgam donos do mundo.


AUSÊNCIA
Tal como o João Carlos Pereira, também eu vou estar ausente por uns dias. Não por três semanas (não tenho esses privilégios) mas apenas por uma semanita fora das confusões do futebol, das remodelações do governo e dos anúncios patéticos de grandes investimentos que nunca chegam.
Até ao meu regresso espero que não tenham de recorrer ao dito serviço nacional de saúde e se possível, sejam felizes.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Veja lá se lhe acontece o mesmo que ao Sr.Diogo.
Seria uma pena !...

3/7/06 3:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ESTA SEMANA (outras coisas).
Meu caro Sr.Celino, comentador / autor habitual das semanas que se vão por aqui passando:
Embora não o conheça pessoalmente, prezo essencialmente o modo correcto como expõe as sua ideias, concordemos ou não com elas, como é óbvio.
Certamente por lapso, esqueceu-se de comentar a recente medida anunciada pelo actual governo quanto às dívidas de muitas Câmara Municipais deste país, onde a do Seixal continua em lugar excepcionalmente "honroso".
Será que não gostou ?
Das dívidas ou das medidas preconizadas ?
Ass: Carlos M.Santos

3/7/06 4:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pormenorizando um pouco mais a notícia a que nos referimos no comentário anterior:
Mais de 30 Câmaras em risco de ruptura financeira!
Em entrevista ao Jornal de Negócios foi comentada a nova Lei das Finanças Locais, em fase de discussão pública.
Serão declaradas em falência Técnica todas aquelas onde:
- As dívidas a fornecedores sejam superiores a metade das receitas geradas.
- As dívidas à Segurança Social ou ADSE tenham mais de 3 meses consecutivos.
Aqui por este Concelho não há ninguém preocupado, claro!
É mais uma para não cumprir, pensarão os "experts" cá do burgo.
Falidos já nós andamos todos,não é?
Ass:
CMS

3/7/06 5:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice