25/06/2006

ESTA SEMANA

"NÃO SEI"
Um senhor de nome Mário Simões, que se apresentou como porta-voz da Administração Regional de Saúde do Alentejo, disse não saber como se poderiam resolver as situações que pudessem surgir com as parturientes que fossem ter as suas crianças em Espanha, pois não tinha recebido quaisquer instruções superioriores. Também eu não sei como é possível tanta insensibildade do ministro socialista Correia de Campos perante os pais que perderam um filho na maternidade de Badajoz e que não podem sequer transladar o seu corpito para ser sepultado em Portugal.

A correria desenfreada ao encerramento de unidades de saúde sem o devido planeamento que pudesse precaver as falhas do sistema, só poderia vir a dar os problemas que já começaram a surgir e que, infelizmente, se vaticina venham a agravar-se com percas de vidas humanas.

Provavelmente, em muitos casos, as situações clínicas dos doentes levariam a um desfecho fatal, independentemente de existirem ou não unidades de saúde mais próximas. Mas quem pode provar isso ? Quem convence os familiares que assim seria ? Não será isto uma espécie de eutanásia encapotada ?

Deem-se todas as condições, gaste-se o dinheiro que for preciso e apele-se aos “nossos bravos futebolistas” para lutarem e ganharem à Holanda, à Inglaterra, ao Brasil e à Alemanha, para serem campeões do mundo. Mas porque se não oferecem as mesmas condições aos profissionais de saúde, dando-lhes a possibilidade de lutarem no seu dia a dia para salvar vidas ?

Para todos os efeitos o consulado do senhor Correia de Campo e do seu chefe José Sócrates fica manchado por estas situações e se continuam por lá muito tempo, ainda nos arriscamos a desaparecer do mapa e a não precisarmos das míseras reformas que nos esperam.

Como se já não bastasse o que este (des)governo socialista tem vindo a retirar aos que já estão aposentados, ou aos outros que ainda o não estão mas que já contam com o aumento da idade para atingir esse estatuto, após uma vida inteira de trabalho e descontos, agora têm mais uma na manga que é a de penalizarem em 7,5% por cada ano, quem queira ir para casa antes dos 65 anos de idade.

Como a lista de espera para as cirurgias tem vindo a aumentar, calculando-se que haja neste momento cerca de 257.000 utentes, mais 57 mil que o ano passado, brevemente conseguir-se-á chegar ao equilíbrio da segurança social.

O método é simples: aumentam-se os anos de trabalho e as contribuições, diminuem-se os cuidados de saúde física e mental, baralha-se tudo e no final a morte antecipada é certa.


HELICÓPTEROS
Estando praticamente a chegar ao fim o mês de Junho, ainda não se sabe bem ao certo se sempre vêm as tais máquinas voadoras de combate a incêndios, na medida em que o concurso que foi lançado para o seu fornecimento foi contestado e portanto está em fase de recurso.

Disse o ministro que é normal haver sempre reclamações dos concorrentes que perdem e por isso o governo não tem qualquer culpa do atraso.

Pois é. Somos todos estúpidos ou o senhor ministro Costa julga que com este tipo de desculpas pode apagar a sua responsabilidade ? Felizmente que ainda não deflagraram grandes incêndios – também não deve existir muito para arder – e os helicópteros não fizeram falta. Mas se já se sabia que o concurso iria ter um prazo mais alargado até à adjudicação devido às reclamções, porque será que o senhor ministro Costa não o lançou mais cedo ?

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice