04/06/2006

ESTA SEMANA

RAUL CASTRO
Ontem, dia 3 de Junho, o Comandante da Revolução Raul Castro cumpriu o seu 75.º aniversário, continuando a dedicar toda a sus vida à causa que abraçou desde muito jovem, colocando ao serviço da Revolução Cubana toda a sua inteligência, cultura e humanismo.
Há quem pense que Raul Castro é uma figura política “apagada” e que as responsabilidades que lhe têm sido atribuídas se devem a ser irmão de quem é. Puro engano! Raul Castro é uma das individualidades cubanas com mais competência, sendo um incansável trabalhador, metódico e sempre pronto a enfrentar e a resolver os problemas que surgem.
Ao longo da história cubana dos últimos 50 anos, Raul Castro esteve sempre na primeira linha do combate às desigualdades sociais, à educação, à saúde, etc. e se não se tem evidenciando mais, é porque a sua modéstia assim o impõe e porque também existe um outro homem que ele respeita e admira: o seu irmão Fidel.
Das muitas qualidades que possui destaco apenas a do seu sentido de justiça e da sua importante intervenção nos primeiros dias após o triunfo da Revolução, onde conseguiu conter os excessos que sempre existem, evitando muitos fuzilamentos de possíveis inocentes, julgados por tribunais populares e sem qualquer garantia de defesa, que eram sumariamente encostados ao “paredão” da Fortaleza “Morro Cabaña”.
Centenas de vidas foram salvas por ele e possivelmente alguns foram juntar-se à corja de Miami que conspirou e conspira contra Cuba, mas o que importa é a acção em si, porque a Revolução tinha e tem princípios e não foi feita para vinganças pessoais ou colectivas, mas sim para libertar todo um povo escravizado.
São episódios como este que poucos conhecem e que revelam bem o seu carácter e a sua personalidade, constituindo um dos principais pilares de toda uma ideologia e estrutura implantada no País desde 1959 e que continua a progredir e a consolidar-se.
Parabéns Comandante Raul Castro.


OBRAS NA A1
A Brisa anunciou que vai reforçar o apoio aos automobilistas no troço que está em obras entre Santarém e Torres Novas, como se isso fosse uma benesse e não a sua obrigação, na medida em que continua a cobrar pelo mau serviço que presta a quem por lá tem de passar.
Atente-se que estas obras, num troço de 27 quilómetros, só estarão concluídas lá para Dezembro de 2007.
A este ritmo de trabalho, se o aeroporto da Ota e o TGV viessem a ser construídos, as suas inaugurações deveriam ser apenas para o próximo século.


DIA NACIONAL DO CÃO
Um projecto de resolução apresentado pelo PSD na Assembleia da República pretende instituir o “Dia Nacional do Cão” porque, segundo os seus subscritores, é um animal que vive junto do homem desde a pré-história.
Mais tarde, o grupo “paralamentar” do PSD veio dizer que o projecto é só de alguns deputados e que não envolvia o partido. Não sei o que será mais ridículo: se a proposta, se a demarcação da autoria de tão importante documento.
Não quererão também instituir o “Dia do Gato”, o “Dia do Periquito”, ou o “Dia do Peixinho Amarelo Dentro do Aquário” ?
Já que estão tão preocupados e atentos aos animais, podiam era resolver instituir o dia, o mês ou o ano da erradicação total dos ratos que existem principalmente em muitos bairros degradados de Lisboa e Porto e que constituem um verdadeiro atentado à saúde pública de quem tem de ali habitar por falta de recursos económicos.
E andamos todos nós a pagar para esta gentalha brincar à democracia, gastando este ano, só para o subsídio de transporte, mais de 3,5 milhões de euros para se deslocarem das suas residências até S.Bento, o que representa um aumento de 27,4% em relação a 2005.
Ou seja, todos nós suportamos do nosso bolso os brutais aumentos dos combustíveis e dos transportes, mas os senhores deputados da Nação são compensados com mais quase 30% no subsidiozinho, que também somos nós que temos de pagar.
Ainda se eles tivessem alguma utilidade para o País…


MORGUES
Chegou à minha caixa de correio o texto que transcrevo, que pela oportunidade e sentido de humor, “negro” é certo, mas que nos deve fazer reflectir pela forma desumana como o actual (des) governo que temos trata estes assuntos.

Diz assim:

Encerramento de morgues obrigam portugueses a ir morrer a Badajoz "Vão morrer Longe" é o nome de uma nova medida anunciada pelo Governo. Depois do encerramento das maternidades, o Ministério da Saúde prepara-se para mandar fechar as morgues onde não entre um mínimo de 1500 mortos por ano. É o caso da morgue do Hospital de Santo Tirso onde, de acordo com o ministro Correia de Campos, "o número de mortos é ridículo!". A população está naturalmente preocupada e as reacções não se fizeram esperar. "É uma vergonha!", confidenciou Américo Jacinto, de 82 anos, "tenho de ir morrer a mais de 60 quilómetros daqui! Agora diga-me se isto dá jeito a alguém". Concentrados esta manhã à porta da morgue, os populares garantiram que vão fazer tudo para aumentar o número de mortes na cidade. "Nem que tenha de me matar! A mim e à minha família toda! Ouviram?! “Eu mato-me já aqui!", ameaçou uma senhora, antes de se regar com gasolina.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tudo bem, amigo Celino?

Também por cá, obrigado. Olhe, acabei de chegar a casa agora mesmo, vim de uma noitada daquelas, como as dos nossos jogadores, que seja em Portugal, seja no Luxemburgo, não perdem uma folga sem darem vazão ao stress (e a outros «aspectos» mais orgânicos, seguramente...).

Eh, pá, não me fale dos políticos cubanos! Esses gajos não têm piada nenhuma. Só pensam é no povo, em coisas sérias, não sabem o que é passar férias no Quénia, esquiar na Suíça, assinar o ponto uns pelos outros e arrebanhar belos ordenados e belíssimas reformas. Nem gostam de arrunfar garotos, nem nada. Uns parvos, uns tótós...

Sobre o resto da sua conversa, só quero dizer que estou de acordo com o dia mundial do cão, ou lá o que é isso, e com o fecho das morgues que não «atenderem» mais de 1.500 cadáveres por ano. O mesmo para os cemitérios. E o mesmo para os tribunais, especialmente aqueles que não fizerem mais de cinco milhões de julgamentos por mês. Já agora, que fechem as esquadras da PSP e postos de GNR onde não forem detidos mais de mil prevaricadores por dia.

Dava-me cá um jeito...

Vou acabar, porque tenho de ir avaliar o professor do meu filho, que se está a preparar para lhe ferrar um chumbo à maneira.

Um abraço.

Zeca da Borga

5/6/06 1:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá tio Celino
Eu sou a Aninhas: aquela que no outro dia escreveu também ao tio João Carlos. Eu gosto muito de ler e de escrever e o meu pai diz que só me faz é bem, porque mesmo que escreva mal como muita gente que anda por aí, já não preciso daquele Plano Nacional de Leitura que foi apresentado a semana passada com pompa e circunstância, mas que os ministros não souberam responder às perguntas dos senhores jornalistas que estiveram na conferência de imprensa. Parece que eles não sabem bem para que é que aquilo serve a não ser para ocupar mais umas pessoas que o meu pai chama de “bóis”. Segundo ouvi dizer, o senhor Saramago deu o nome para a Comissão de Honra mas também não sabe de nada. Também pudera: ele anda mais por Espanha do que por Portugal... Houve um outro senhor, de nome Valente, que não aceitou fazer parte da tal Comissão porque, segundo ele, a carta com o convite tinha muitos erros de português e ele não se prestava a palhaçadas. Feitios ...
Mas, tio Celino:
Eu quero é que continue a escrever mais coisas sobre Cuba porque um dos meus maiores desejos é ir lá conhecer aquela gente e aquelas coisas que o meu pai está sempre a dar como exemplo de um País que tem um bom sistema de educação, de saúde, de protecção social, etc. Ele também não conhece, mas tem um amigo que já lá foi algumas vezes e que lhe conta a verdade, ao contrário daquilo que se ouve nas televisões e se lê nos jornais.
Quero ver se, quando chegar a altura, convenço os meus colegas a fazerem a viagem de finalistas a Cuba em vez de quererem ir para Ibiza ou para Torremolinos abanar o capacete.
Quanto ao que escreve esse senhor Zeca da Borga não ligue, porque ele parece ser um provocador que tanto diz uma coisa, como outra, mais parecendo que está sempre na brincadeira.
Beijinhos da,
Aninhas

5/6/06 5:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice