21/05/2006

ESTA SEMANA

A FORTUNA DE FIDEL
Mais uma vez volto a este assunto porque ele teve algum desenvolvimento e mesmo sem saber a resposta que o Comandante iria dar, exprimi a minha total confiança nele, pois tal como disse, conheço bem todo o sistema e o Comandante é uma referência não só para Cuba, como também para todos aqueles que acreditam num mundo melhor, mais justo e mais solidário.

O desafio está lançado: já que os vários governos americanos que tudo têm feito para o destituir (até promovendo atentados), podem agora apresentar uma única prova de que existe uma conta bancária no exterior com 500 milhões ou de apenas um dólar, que o Comandante renunciará a todos os cargos.

Sobre esta campanha e as mentiras da revista, vieram muitas personalidades cubanas dar a sua opinião, destacando apenas as três que se seguem e que me pareceram mais esclarecedoras.

Disse o Presidente do Banco Central de Cuba: “Forbes calculou a fortuna do Presidente Cubano, a partir de uma percentagem do PIB que estaria composta pelas receitas provenientes do lucro do Palácio das Convenções, das exportações de vacinas e de outros produtos farmacêuticos. De acordo com esse método de cálculo, a fortuna de George W.Bush poderia ser estimada em 1,2 milhões de dólares; ou em 50 milhões de dólares anuais provenientes da lavagem de dinheiro e do crime organizado nos Estados Unidos; ou em 28,04 bilhões equivalentes aos 10% do custo da guerra do Iraque”.

Agustín Lage, diretor do Cento de Imunologia molecular disse que: “a infâmia da revista Forbes constitui um insulto ao povo cubano. Fidel não precisa de defesa porque a sua obra e a sua ética falam por si próprias. Não sabem o que estão escrevendo. Os recursos que Cuba obtém através da exportação de remédios servem para desenvolver o setor farmacêutico, para o financiamento da distribuição e da pesquisa e para a cobertura de remédios para a população. Esta campanha mediática tem objetivos políticos, mas o facto de utilizarem a mentira é um sintoma de fraqueza dos adversários da Revolução que mostra que perdem a batalha das idéias.

Concepcion Campa, chefe da equipe que criou a vacina contra a meningite B e diretora do Instituto Finlay, de produção de vacinas, disse: “devem falar sobre o que Fidel fez em benefício da humanidade. Todos aqui somos milionários porque ele ensinou-nos que o valor das pessoas depende daquilo que são e daquilo que fazem”. Por outro lado lembrou momentos e experiências compartilhadas juntos que fazem com que ela rejeite totalmente as afirmações da revista estadunidense.
A cientista contou como em 2002, por iniciativa dele, o governo cubano doou mais de um milhão de doses de vacinas contra a meningite ao Uruguai para controlar uma epidemia, enquanto o Uruguai apoiava uma declaração contra Cuba na Comissão de Direitos Humanos da ONU e o embaixador cubano teve que abandonar Montevidéu. Porém, foi despedido pela população com cartazes que diziam: “Obrigado Fidel”.

E pergunto eu: quem é Forbes ?
Steve Forbes, proprietário da publicação, está ligado à extrema direita e aos movimentos cubanos sediados nos Estados Unidos que têm promovido actos de terrorismo contra Cuba.
Herdeiro de mais de um bilhão de dólares, dedicou 100 milhões a duas campanhas eleitorais tentando concretizar as suas aspirações à presidência dos Estados Unidos.
Em 1997 assinou o projeto “Para um “Novo Século Americano” cujos objetivos são a retoma da liderança internacional dos Estados Unidos, a continuidade da política de Ronald Reagan e a “guerra preventiva”.
Em 17 de abril de 2006 declarou: “Quando tivermos uma guerra contra o Irão, que vamos ter, os preços do petróleo descerão”.
A revista Forbes, publicação tão interessada na fortuna do presidente cubano, não publica os nomes dos ex-mandatários latino-americanos acusados de fraude e de corrupção, nem fala dos negócios da empresa petrolífera Bush, no Texas, que aumentaram as rendas do atual presidente dos Estados Unidos de maneira pouco clara.

Como se pode ver, a revista não publica tudo e nem tudo quanto publica é verdade, embora as suas campanhas encontrem eco por esse mundo fora, incluíndo Portugal, onde alguns fazedores de opinião se apressam sempre a reproduzir aquilo que lhes põem à frente, sem qualquer tipo de análise objectiva ou de serirdade.


SUBSÍDIO DE FÉRIAS
O Secretário de Estado do Orçamento do Governo Socialista que temos, Emanuel dos Santos, admitiu esta sexta-feira num colóquio onde participou na Universidade de Coimbra, a possibilidade de os pensionistas deixarem de receber o subsídio de férias, para facilitar o equilíbrio do Orçamento de Estado, afirmando que, “não será fácil retirar direitos adquiridos, mas a decisão poderá ser inevitável, pois é preciso equilibrar o sistema de Segurança Social e corrigir políticas erradas do passado”.

Mais tarde veio dizer que não disse, mas continuou a dizer o mesmo, metendo os pés pelas mãos e querendo atirar-nos areia para os olhos, como se isso não fosse já uma das medidas “simplex” a que este e outros governos socialistas já nos habituaram com medidas anti-sociais.

É bom lembrar que a concessão do subsídio de férias aos pensionistas remonta a 1990 e quem então governava era o actual Presidente da República que liderava um Governo considerado de direita e sustentado por uma maioria absoluta no Parlamento.
Passados 16 anos, essa justa medida é considerada por esta corja que nos (des)governa uma política errada, porque estes socialistas de pacotilha são incompetentes para encontrar outras soluções de sustentação da Segurança Social e o equilíbrio do Orçamento de Estado, sem ser a retirar benefícios àqueles que já pouco ou nada têm.

A cada ano que passa os portugueses têm de trabalhar mais para pagar impostos, sendo em 2006 necessários 137 dias de trabalho para pagar os compromissos fiscais, ou seja, mais três dias que no ano passado. Por este andar e se esta gente continuar lá por muito tempo, qualquer dia nem sequer podemos dormir para lhes poder pagar os luxos a que estão habituados.


CIRURGIAS
O número de doentes que aguarda uma operação não pára de aumentar, ultrapassando já os 235 mil. Os hospitais não conseguem travar a enchente e a falta de instalações e de pessoal qualificado tem vindo a agravar a situação.

Compreende-se que esta situação possa contribuir para a sustentação da Segurança Social e o equilíbrio do Orçamento de Estado, já que quem morre por falta de assistência deixa de receber a reformazinha, mas ao menos mandem os outros (os que ainda estão no trabalho activo) para Espanha, onde existem bons Hospitais prontos a recebê-los e a operá-los. Tal como já anteriormente sugeri, se podem mandar as grávidas para Badajoz, porque não mandar doentes para Vigo, Salamanca ou Huelva ? Mais a mais, depois do fecho das Maternidades, o ministro quer também fechar dezenas de Serviços de Atendimento Permanente (SAP) de norte a sul do País.

Para que servirá uma Constituição da República se não passa de letra morta e não é cumprida ?


BANDA GÁSTRICA
Mas nem tudo é mau neste (des)governo socialista, pois anunciaram que iriam pagar integralmente as cirurgias para colocação de bandas gástricas realizadas em clínicas privadas que chegam a custar 8.500 euros. Como apertar o cinto já não chega, há que colocar a banda para assim reduzir as necessidades alimentares de cada um.

Já agora poderiam também pagar uma cirurgia estética (idêntica à que fizeram à tia Lili) às pessoas que por carências alimentares, devido às reformas de miséria que auferem, ficaram com peles a mais que não lhes fazem falta nenhuma, dando um mau aspecto aos turistas que nos visitam, não vão estes pensar que estão em África, num daqueles Países em que existe fome, mas que vai acabar (a fome não o País) devido à intervenção do Alto Comissário da ONU para os Refugiados.


VACA DESAPARECIDA
A notícia caiu que nem uma bomba: desapareceu uma das 101 vacas da “cowparade” e logo a que estava no Campo Pequeno. Especulou-se e até houve quem pensasse que a vaca, sabendo da inauguração da nova praça, tinha fugido dali para não ser confundida com outras vacas ou ter de conviver com bois que eventualmente poderiam ir à festa, o que seria uma afronta para ela.

Felizmente lá apareceu ali para os lados de Monsanto, onde, parece, a vaca considerou poder ter melhor companhia e sair desta confusão toda mais dignificada.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai, ai, Celino, ai, ai...

Tu, Celino, não tens mesmo juízo, tá visto! Agora, andas a defender El Comandante Fidel das bojardas dos media internacionais. Do Império. Olha que, um dia destes, és considerado um perigoso elemento do Eixo do Mal, e, já que gostas tanto de Cuba e de Fidel, lá vais tu para Guantánamo, acorrentado de pés e mãos, que é assim que todo o terrorista deve ser tratado. (E pensava eu, aqui há anos, que certas coisas haviam desaparecido com o Processo de Noremberga).

Vê se atinas, meu, junta-te aos «bons», aos democratas, aos civilizados e caridosos apóstolos da sociedade global, à Aliança do Bem, com sede na Wall Street e bases operacionais no Pentágono e no Vaticano.

Depois, como se não chegasse a tua veia de terrorista internacional, metes-te com os nossos honestíssimos, competentíssimos e devotadíssimos governantes que, a Bem da Nação, já falam em acabar com o subsídio de férias para os reformados. E então?! Achas mal? É que se os reformados todos continuarem a receber a tal 14.º mês, um dias destes não há dinheiro para pagar as reformas do Mira Amaral, dos presidentes de Câmara e deputados, de ministros e ex-ministros, dos ex-presidentes da República, que a ela têm direito ao fim de alguns anos de sacrificada entrega à causa pública!

Ah! Tu também pensavas que as listas de espera para cirurgias iam diminuir com estes que estão de serviço à caserna, com estes faxineiros? Então... não conheces o PS e os seus pequenos? Com eles de serviço, a única coisa que melhora são as suas contas pessoais, as dos seus donos da massa, e o desemprego... entre a rapaziada rosa, também conhecida por boys.

Tem juízo, Celino! Olha que os gajos são perigosos. Têm genes cruzados: da velha PIDE e da nova CIA.

23/5/06 8:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice