07/05/2006

ESTA SEMANA

FORTUNA DE FIDEL CASTRO
A revista norte americana Forbes (que não é nada tendenciosa nem está ao serviço dos maiores interesses capitalistas) publicou no princípio deste ano uma lista dos políticos e chefes de estado mais ricos do mundo.
Nessa lista colocam o Comandante Fidel Castro (a quem chamam de ditador) em 6º lugar, com uma fortuna avaliada em 550 milhões de dólares.

De acordo com esta publicação, “se, por um lado, Cuba não pára de empobrecer desde 1959, quando a revolução comandada por Fidel e pelo médico argentino Ernesto Che Guevara derrubaram o governo de Fulgêncio Batista, por outro lado, a fortuna pessoal do ditador não pára de crescer”.

Segundo a "Forbes", Fidel teria acumulado a fortuna a partir de "uma rede de negócios pertencentes ao Estado". Entre esses negócios, a revista cita o Palácio de Convenções, o Grupo Cimex; e o Medicuba que vende vacinas e outros produtos farmacêuticos produzidos no país.

A revista afirma ainda que Fidel viaja exclusivamente em carros Mercedes-Benz. Além disso, teria recebido 50 milhões de dólares em 1993 por ter vendido a fábrica estatal de rum “Havana Club” para a gigante francesa Pernod- Ricard.

Não é de admirar este tipo de artigos que têm como objectivo intoxicar a opinião pública mundial contra Cuba e o seu líder, mas, tendo o mesmo sido publicado no princípio do ano, só agora a grande “notícia” foi divulgada em Portugal. Até parece que alguém anda por aí a fazer uns favorzinhos à propaganda anti-Cuba, havendo jornais “mais Papistas que o Papa”, como o “24 horas”, que até aumentam um pouquinho a fasquia e colocam a “conta bancária” em 900 milhões de dólares.

O que estes fazedores de opinião não dizem é qual a base de sustentação para tanta asneira junta, sem possuírem qualquer prova para o que afirmam.

Ou terá sido por Cuba ter crescido no último ano 12,5% do seu PIB, enquanto Portugal nem aos 0,5 % chegou ?

Até a marca da viatura em que normalmente o Comandante é transportado na qualidade de chefe de estado põem em causa, quando, por exemplo em Portugal, qualquer Presidente de Câmara utiliza a mesma marca.

Mas onde está essa tal fortuna ? Na Suiça ? Nalgum paraíso fiscal ? Digam e provem onde está porque o povo Cubano tem direito a saber, mas principalmente o visado, pois isso contribuiria certamente para ele poder melhorar muitos dos benefícios sociais que a Revolução permitiu implementar.

Quando se diz que Cuba tem vindo a empobrecer desde 1959 deve apenas querer referir-se a meia dúzia daqueles que exploravam o País, porque os outros 10 milhões não tinham nada, mesmo NADA.

É praticamente o mesmo que está a suceder em Portugal. Existem uns quantos senhores empresários, alguns políticos e muitos gestores públicos que são os verdadeiros donos da riqueza. Os outros 10 milhões têm cada vez menos e por este andar chegarão ao NADA.

Segundo dados recentes, cerca de 2 milhões dos pensionistas portugueses, o que representa 85% do total, recebem menos que o salário mínimo nacional. É por estas e por outras que já se começa a ouvir que seria necessário outro 25 de Abril, porque o anterior não cumpriu as esperanças e os principais objectivos.

Infelizmente não temos uma “Sierra Maestra” nem um Homem com a verticalidade, coerência e honestidade do Comandante Fidel Castro.

Só quem não conhece o sistema económico cubano e as empresas citadas no artigo, pode acreditar em tanta falsidade.

O que esta gente gostaria era que Cuba continuasse fechada ao exterior e que não pudesse comercializar os seus produtos ou ajudar gratuitamente outros povos que são deixados ao abandono pelos pretensos donos do mundo.

É verdade que são vendidos alguns produtos farmacêuticos e algumas vacinas descobertas e desenvolvidas pelos excelentes cientistas cubanos, que podem trabalhar graças ao plano de investigação que há muito existe em Cuba. Mas como esses produtos não são comercializados pelas multinacionais farmacêuticas, a OMS tem vindo sistematicamente a impedir que sejam vendidos livremente em todo o mundo, embora se reconheça que são de qualidade.

Ao contrário do que é afirmado, o rum Havana Club não é propriedade de Pernod-Ricardi, embora esta seja uma das empresas que tem contrato para a sua promoção e comercialização no exterior, tendo a exclusividade para alguns países.

Mas há uma coisa que é verdade:
o Comandante Fidel Castro tem uma enorme fortuna, talvez a maior do mundo, dividida por mais de 10 milhões de compatriotas que usufruem gratuitamente de cuidados de saúde, protecção social, alimentação, educação, transportes, habitação, etc.

Essa é a sua grande riqueza.



O PREJUÍZO DE MÁRIO SOARES
Apesar de ter perdido as eleições, Mário Soares foi aquele que, dos três principais candidatos, mais dinheiro gastou para concorrer à Presidência da República, cifrando-se a factura total em 3,5 milhões de euros, ou seja, cerca de 700.000 contos que todos nós pagámos para o velho senhor andar a pavonear as suas vaidades.

Como o dinheiro teve e vir de algum lado e sendo o Estado o maior contribuinte para estas fantochadas, o Governo socialista que temos vai inventando tudo o que é possível para nos sacar mais e mais dinheiro. Como o preço do crude tem vindo a aumentar nos mercados de origem, há que actualizar o imposto sobre os combustíveis para assim tirar um maior rendimento.

Alguém já se lembra do valor previsto para a inflação ? Os combustíveis já subiram este ano 14% e não deve ficar por aqui; o Governo socialista que temos e as transportadoras estão a planear uma nova fórmula para a actualização de tarifas de transportes de passageiros, a ser realizada a cada quatro meses; consequentemente, quanto maior for o valor que pagamos, maiores serão as receitas de IVA.

Será isto o socialismo moderno ? É preferível o antigo.



BRASILEIROS EM VILA DE REI
Não está em causa o projecto de repovoamento posto em execução pela Presidente da Câmara de Vila de Rei, Irene Barata, mas sim os protagonistas. Seria necessário trazer as pessoas do Brasil ? Não existem já no nosso País pessoas (portugueses ou de outras nacionalidades) que se lhes fossem oferecidas as mesmas condições iriam certamente repovoar Vila de Rei ?

Não sei porquê, até porque não conheço bem os pormenores, mas esta iniciativa tem qualquer coisa de estranha e pouco clara, pois como dizem alguns habitantes locais, “há tanta gente que abalou daqui por não ter trabalho, onde é que agora vão arranjar emprego para estas pessoas?".

A Presidente de Câmara, Irene Barata (para quem não saiba ou não se lembre viveu no Seixal e trabalhou no Centro de Formação Profissional da Cruz de Pau), desde que foi eleita tem vindo a fazer um bom trabalho numa terra que estava ao abandono, sem acessos e praticamente isolada no meio da floresta de pinheiros e eucaliptos, principal fonte económica da zona.

Vamos esperar para ver no que dá este projecto, esperando que o mesmo tenha sucesso e que os nossos irmãos brasileiros encontrem aqui a felicidade que lhes faltava nas suas terras.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Meu caro Celino.

Tu és dos poucos portugueses que, conhecendo Cuba e os cubanos (isto é: falando do que sabes, porque viste, sentiste e viveste, e não por teres ouvido dizer) tens a coragem de remar contra a enxurrada de mentiras, dislates e baboseiras que a propaganda do Império (mais conhecido, nos dias que correm, por IV Reich) por aí vai espalhando e que, afanosa e diligentemente, os cachorros que fazem a opinião, espalhados pela comunicação social, se apressam a reproduzir.

A gente já sabe que é ditador e malandro todo o governante que governe para o seu povo e não para as multinacionais. Para além disso, é ladrão, é depravado sexual, só toma banho uma vez por mês, gosta de sangue fresco e - pois claro - alimenta-se de criancinhas ao pequeno almoço.

Fidel - esse mesmo Fidel - se fizesse de Cuba o bordel, o casino e o urinol dos norte-americanos, como acontecia no tempo de Baptista (esse grande democrata que os EUA adoravam), e ainda por cima, entregasse a economia nas mãos dos grandes interesses económicos, passaria, num ápice, de ditador a democrata e, então - isso, sim - passaria a ser um rico e poderoso governante. E quem o quisesse derrubar, seria um terrorista. E se o derrubassem, levavam com milhares de toneladas de bombas em cima, bombas democratas e livres, humanitárias e generosas, como são todas as bombas norte-americanas...

É claro que, se Fidel se vendesse, os cubanos iriam pagar isso com língua de palmo (a maioria dos cubanos, já se vê), pois deixariam de ter o acesso à educação, à saúde e à cultura de borla, já que quem quer esses luxos, que os pague, não é verdade?

Mas teriam um maravilhoso mundo dividido em muito ricos, ricos, assim-assim, pobres, muito pobres e miseráveis (sendo que os políticos das dezenas de partidos que iriam logo surgir, esses, ficariam colocados dos ricos para cima), porque assim - e só assim -é que uma sociedade é verdadeiramente democrática.

Não vez o que se passa cá, nesta maravilhosa democracia terceiro-mundista, com os Miras Amarais, os Constâncios, os Guterres, os Durões, os Santanas, os Vitorinos, os Murteiras Nabos e outros, todos bem aconchegados, e milhões de portugueses a roer os ossos?

Isto é que é democracia! Isto é que são democratas, amigos do povo!

Fecha a Lear, fecha a Alcoa, fecha as maternidas e as extensões de saúde, fecha as escolas, fecha isto e mais aquilo, fecha a boca, para não comeres e - qualquer dia - não falares. Fecha tudo.

Olha: fecha a merda deste país!

Ai! quando chegará a nossa Sierra Maestra?

Um abraço!

João Carlos Lopes Pereira.

9/5/06 9:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens Celino.
Só é pena que esta crónica não chegue tão longe como deveria.
Um abraço
DAX

9/5/06 10:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice