02/04/2006

ESTA SEMANA

GUANTANAMO
A secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice prometeu que o seu governo iria encerrar o Campo de Concentração a que eles chamam pomposamente de Centro e Detenção de Guantanamo, mas, só quando este deixar de ser necessário.
Sabendo-se da coerência desta gente, que durante mais de um século já prometeu várias vezes abandonar as instalações que ocupam em Cuba, é de prever que o encerramento nunca venha a acontecer.

TAXAS MODERADORAS
Desde o dia 1 de Abril que começámos a pagar mais pelos cuidados de saúde que, segundo a Constituição da República Portuguesa, deveriam ser tendencionalmente gratuitos.
Nalguns casos o aumento chega aos 23%, justificando-se o (des)governo que temos com a necessidade de controlar o acesso à utilização de cuidados de saúde e de fazer uma actualização regular destas taxas.
Ou seja, a tendência é para aumentos progressivos em vez da completa isenção, com a desculpa ridícula que servirá para combater as falsas urgências ou o prazer mórbido das pessoas irem passar, sem necessidade, dias inteiros nos excelentes Centros de Saúde que temos, os quais, são propícios à organização de tertúlias culturais ou de chás canastra para passar o tempo.

IMPOSTOS
O ministro das Finanças disse que não haveria mais aumentos de impostos (este ano) a não ser os que já estavam previstos, como se isso fosse uma benesse que nos estava a dar para ficarmos mais tranquilos e contentinhos.
Como também já não há muito por onde nos possam tirar mais, basta mexer no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (que está previsto subir duas ou três vezes) para que tudo aumente, gerando mais receitas de IVA e de todos os outros impostos.
Não é de estranhar esta esperteza saloia, quando o chefe deste ministro tem como leitura preferida a Alice no País das Maravilhas.

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice