09/04/2006

ESTA SEMANA

DIA DAS MENTIRAS ?
Era costume comemorar-se anualmente o 1º de Abril como o dia das mentiras, em que toda a comunicação social não deixava de pregar uma ou outra partida inocente para assinalar a efeméride.
Este ano não se deu por nada e alguns directores de jornais disseram até que já não o faziam porque para isso já temos os nossos políticos o ano inteiro, não sendo justo que para os outros haja só um dia por ano.

JUDICIÁRIA
Afinal porque se demitiu ou foi demitido o Director Nacional da Polícia Judiciária ? Nada se sabe a não ser aquilo que disse o senhor ministro: “tinha que ser e por isso foi feito o que tinha de ser”; perfeitamente esclarecedor ...
Parece que o homem começava a ser incómodo para o Governo e tinha a mania de não bajular o chefe, pelo
que, “democraticamente”, foi despedido sem apelo nem agravo, pois ninguém o mandou andar a dizer para os jornais que os serviços tinham entrado em rotura financeira e que por isso as diligências e investigações em curso estavam comprometidas.
Esta exoneração não deixa também de ser um aviso para outros dirigentes ficarem calados, já que em rotura financeira esta todo o Estado, que, para cumprir o tal défice dos 6%, está a utilizar o Orçamento deste ano para pagar as dívidas do ano passado.
E assim iremos cantando e rindo, enquanto o chefe do (des)Governo que temos cria linhas de crédito para Angola no valor de 300.000 milhões de euros, no intervalo das corridinhas para a fotografia que há-de servir a propaganda que nos querem fazer engolir e calar.

EMPREGO OU DESEMPREGO ?
Três em cada quatro desempregados ou inactivos que frequentaram no ano passado cursos de formação profissional, com duração superior a cem horas, não conseguem obter emprego nos três meses seguintes.
Entre aqueles que conseguiram arranjar trabalho, mais de metade (44 por cento) declarou que a formação "não contribuiu em nada para a obtenção do seu emprego". Estas são as principais conclusões de um inquérito do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) dirigido a 31.368 utentes dos IEFP.
Para quem já tentou utilizar os serviços do IEFP não deve ficar admirado com estas conclusões. Como empresário, já algumas vezes recorri ao Centro de Emprego (ou será Desemprego?) aqui da zona com ofertas de vagas e das poucas pessoas que me mandaram, ou estas não tinham o perfil adequado, ou então só aceitariam uma colocação se pudessem continuar a receber o subsidiozinho.
Da última vez que recorri ao Centro de Emprego (e foi há poucos dias) a diligente funcionária que me atendeu estava mais preocupada em aspectos burocráticos, do que propriamente em encontrar alguém que se pudesse enquadrar mais ou menos no perfil de colaborador que eu havia definido.
Explicando melhor: necessito de um(a) colaborador(a) para a área do turismo (Agência de Viagens) tendo referido que não era requerida licenciatura ou sequer bacharelato, mas sim uma pessoa que fosse dinâmica, com vontade de aprender e que pudesse adaptar-se às funções exigidas.
A resposta que obtive é que os serviços iriam (mais tarde) consultar a base de dados e que depois diriam alguma coisa. Como até à data ainda não fui contactado pelos ditos serviços ou por qualquer candidato ao emprego, presumo que a tal base de dados deve estar sediada na Austrália ou na Nova Zelândia.


FUMADORES
As máquinas automáticas de venda de tabaco podem ser um negócio em extinção. Segundo uma proposta do Governo para restringir o fumo nos locais públicos, apenas os estabelecimentos "com acesso condicionado a maiores de 18 anos" vão poder manter estes equipamentos.
De acordo com a actual lei, como até os bares e discotecas têm permissão para receber clientes a partir dos 16 anos, no futuro não poderão comercializar tabaco, restando apenas os "clubes nocturnos e similares". Ou seja, bares de strip-tease, cabarés ou casas de alterne.
Assim os fumadores já têm uma boa desculpa para dar às respectivas esposas quando forem apanhados num desses estabelecimentos: - querida, só lá fui comprar uns cigarrinhos !

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice