12/03/2006

ESTA SEMANA

FERIADO
A passada 5ª feira dia 9 deveria ter sido feriado. Não pela tomada de posse do novo Presidente da República, mas sim pela brilhante vitória do Benfica na Liga dos Campeões.
Como se viu, foram milhares e milhares de pessoas que deram azo à sua alegria durante toda a madrugada, percorrendo as principais artérias da capital e fazendo da recepção no aeroporto uma verdadeira festa popular. O mesmo não se viu em S. Bento ou em Belém, porque isso era só para alguns e o povo já não embarca nessas coisas.
Durante todo o dia as televisões impingiram-nos os discursos e os cumprimentos a sua excelência, em vez dos maravilhosos golos do Simão e do Miccoli e as duas ou três defesas do Moretto.
Para mais de 6 milhões de portugueses teria sido muito mais importante rever os cortes do Luisão, as arrancadas do Geovanni ou as recuperações do Manuel Fernandes, do que saber se os convidados de sua excelência tinham comido ou não os espargos e o rodovalho.
Na verdade temos um novo Presidente da República, mas isso não vai alterar nada das nossas vidas. O que é diferente e nos enche de orgulho é ter o Benfica nos quartos de final. E venha de lá o Barcelona, que cá os esperaremos.

DIREITOS HUMANOS
Abusos de autoridade, brutalidade policial, condições precárias nas prisões e tráfico humano, são alguns dos pontos negros do relatório anual de 2005 sobre os Direitos Humanos.
E se alguém pensa que isto diz respeito ao que se passa nos Estados Unidos da América, está redondamente enganado, porque este relatório é elaborado por um seu Departamento e refere-se a Portugal. É preciso não terem vergonha nenhuma.
Porque não falam eles ao “tratamento” dado pelos seus soldados aos civis e aos prisioneiros iraquianos ou o que se passa no seu campo de concentração de Guantanamo ?
De acordo com os peritos da Comissão de Direitos Humanos da ONU, os carrascos americanos infligem aos prisioneiros violentos actos de tortura, sem que estes tenham qualquer culpa formada ou acusação credível, recusando-se a apresentá-los perante um tribunal internacional competente e isento.
Isto para já não falar de muitas outras coisas e dos abusos sexuais praticados pelos padres americanos, pela escravatura ainda existente em muitos Estados e pelas milhares de mortes que ocorreram em Nova Orleães devido à incúria dos governantes, principalmente a do paranóico Bush.

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice