14/01/2009

“HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE RESISTE…”

Como tenho dito, as crónicas que aqui são lidas todas as quartas-feiras, também são enviadas para um vasto grupo de amigos e publicadas na Internet. Por isso, é frequente alguns ouvintes e leitores enviarem-me textos por e-mail, comentando o que foi dito ou escrito, ou enviando as mais diversas opiniões. Assim, achei interessante divulgar alguns desses comentários. Será feita por eles a nossa crónica de hoje.

«Parabéns. A crónica não podia ser mais actual e pertinente em tempo de ofensiva israelita. Um bom ano para ti e que não te falte tempo e determinação para nos continuares a interpelar com as tuas crónicas.
Um abraço.»

Joaquim Sarmento - Almada


«O Primeiro-Ministro apresentou há dias, com pompa e circunstância, o LISBON MBA, Mestrado em Gestão, que irá ser promovido por duas Universidades portuguesas em colaboração com um Instituto de Tecnologia dos Estados Unidos.
José Sócrates esqueceu-se, porém, de dizer o preço que cada aluno irá pagar anualmente. O LISBON MBA vai custar a cada aluno 30.000 euros por ano. É esta a verdadeira face da política defendida por Sócrates: o dinheiro e a cultura são para os ricos, as migalhas para os pobres.»

Jorge Castanheira Barros - Coimbra


«Excelente a tua crónica sobre o morticínio na Palestina. Embora não partilhemos algumas ideias politicas, concordo a 1.000 % com o que escreveste. Os nazis israelitas estão a fazer aos palestinianos o mesmo que os nazis do III Reich fizeram aos seus antepassados.
Uma vergonha para o mundo ocidental, da democracia e dos valores humanistas, que a tudo assiste, pouco mais fazendo que assobiando...»

Luís Beleza - Mirandela


«A nossa economia afunda-se. Em Dezembro, os dados divulgados pelo INE indicam que o clima económico caiu para valores mínimos registados nos últimos vinte anos.
Consumidores, empresários de todos os sectores e, até, o PR, dizem que estão pessimistas quanto ao futuro. O governo, apesar de Sócrates começar a render-se à realidade, insiste nas políticas que levaram a isto. Não me venham com tretas sobre a crise internacional, porque já estávamos a bater no fundo quando ela rebentou. Em consequência, o governo dá umas esmolas aos mais pobres, enche os banqueiros com apoios de milhões e despreza a classe média. Em breve, só teremos ricos (muito ricos) e pobres (muito pobres) em Portugal. É assim o socialismo da esquerda moderna do engenheiro Sócrates.»

Maria Amélia Simões - Miratejo


«Antes de mais nada, gostei muito da sua crónica sobre o que se passa na Palestina.
Aliás, veio ao encontro daquilo que penso. Por outro lado, ajudou-me a entender algumas coisas.»

Isabel Camarinhas - Lisboa


«Li que as pensões de reforma requeridas este ano irão sofrer penalizações até aos 1,32%, e que quem quiser evitar este rombo deverá trabalhar mais dois meses. Todos sabemos que muita gente procura novos empregos depois da reforma, porque as pensões já são baixas e não dão para viver. Por isso, ou por imposição do governo, qualquer dia os portugueses vão trabalhar até morrer. Será esta uma política socialista e de esquerda?»

Vítor Oliveira – Póvoa de Santo Adrião


«Levanto-me sempre cedo, detesto estar na cama a olhar para o teto, mas hoje ainda saltei mais cedo e tive oportunidade de ler a Crónica, mesmo antes de tu a divulgares publicamente. Gostei muito. É importante que as pessoas saibam efectivamente o que se está a passar. Ainda ontem à noite não consegui suster as lágrimas quando mostraram a imagem do bracinho de uma criança, completamente soterrada pelos escombros de uma explosão. Era a mãozinha de uma criança a rondar os 4 anos, comparei-a com a minha neta, e fiquei com um aperto na garganta que não consegui dormir por muito tempo. As notícias davam conta de um bombardeamento a uma escola e da morte de umas dezenas de miúdos. Pergunto-me como é que há seres humanos com o coração tão empedernido que não hesitam em destruir crianças. Já tinha pensado o mesmo que tu escreveste – estes israelitas estão a repetir o holocausto que os vitimou, tornando-os, efectivamente, tão nazis como os outros. E as potências internacionais vão assistindo, pacificamente, de camarote. Afinal parece que o Bush só se incomodava com a ditadura e a prepotência do Saddam.»

Hélida Pais - Barreiro


«Já não consigo ver televisão. As notícias sobre o que se passa na Palestina são tratadas como se aquilo fosse uma guerra. Guerra? Como se pode chamar guerra a confrontos entre duas forças tão desiguais? Até parece que os mísseis dos palestinianos se podem comparar ao potencial bélico dos judeus. E as mortes? Morre um judeu, e é vítima do terrorismo. Morrem centenas de crianças e mulheres palestinianas, e são vítimas da guerra. Um judeu vê a sua casa trespassada por um míssil, e é uma tragédia, com muitas lágrimas à mistura. Em Gaza, bairros inteiros foram arrasados. É normal. É a guerra, dizem os hipócritas.
Por isso, João Carlos Pereira, não cale a sua voz. Só a Rádio Baía nos vai dizendo a verdade.»

Cristina Santos – Costa de Caparica


«Num clima de medo e submissão aos poderes existentes, quer a nível nacional, quer a nível internacional, é saudável e animador saber que há uma pequena rádio local que ousa dizer as verdades que os outros calam ou deturpam. As suas “Provocações” lembram-me o poema que diz: “há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz NÃO!”. Destas pequenas/grandes coisas se fez e faz a resistência aos opressores, quer oprimam por decreto, quer oprimam à bomba. Nunca se cale».

Fernando Teixeira - Almada


«Sempre no ponto certo.
Um abraço».

Eufrázio Filipe - Seixal


Lida nas “Provocações” da Rádio Baía em 14/01/2008.
(Não deixe de ouvir em 98.7 Mhz e participar pelos telefones 212277046 ou 212277047 todas as quartas-feiras entre as 09H00 e as 10H00).

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice