08/10/2006

ESTA SEMANA

AUDIS E PRIUS
Recebi há dias um mail de um amigo meu, o qual continha um requerimento que passo a transcrever:

”Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses
Joaquim Manuel Coutinho Ribeiro, eleitor nº 6 da Freguesia de Soalhães, vem expor e requerer a V. Exª o seguinte:
Na reunião da Assembleia Municipal do passado dia 29, ouvi V.Exª afirmar que a partir desta semana iria passar a dispor de um Audi A6. Percebi, das suas palavras, que não se tratava de um acto de vaidade pessoal, mas uma forma de melhorar a imagem do município, pois que a viatura estaria ao serviço do mesmo e não do seu Presidente.
Reflectindo sobre o assunto, lembrei-me de que o Audi do município poderá resolver-me um problema logístico que tenho em mãos.
No próximo dia 13 é o casamento da minha prima Ester (jovem médica) com o David (jovem médico). Pediu-me a minha prima que a transportasse à Igreja, ao que eu anuí.
Lembrei-me então depois, que o meu carro só tem duas portas o que, convenhamos, não é muito operacional para o efeito, sobretudo para entradas e saídas, já que o vestido poderá ficar agarrado e eventualmente rasgar-se.
Foi desta forma que me lembrei que, sendo eu munícipe do Marco e estando o Audi ao serviço do município, seria um acto da maior justiça que eu pudesse transportar a minha prima ao casamento no A6.
Ainda pensei que talvez pudesse requerer a utilização do jeep Toyota, mas temo que os convidados possam gozar a noiva por se deslocar em tal veículo.
Opto, pois, pelo Audi, com a promessa de que o entregarei lavado e com o combustível reposto, dispensando o motorista.
Face ao exposto, requeiro a V. Exª se digne emprestar-me o A6 para utilização deste modesto munícipe no próximo dia 13, durante todo o dia.
Pede deferimento, (Joaquim Manuel Coutinho Ribeiro)”

Com base neste requerimento, este meu amigo lembrou-se que também aqui no Seixal a Câmara adquiriu uns quantos Toyotas Prius para o Presidente e Vereadores, justificando-se a compra por motivos de ordem ecológica, na medida em que esse modelo é muito menos poluente.
Como este é um assunto que nos deve preocupar e tudo devemos fazer para melhorar o ar que respiramos, não seria má ideia que a Câmara Municipal do Seixal colocasse essas viaturas também ao serviço dos munícipes, passando a emprestá-las nos períodos em que não fazem falta aos nossos ilustres Autarcas.
Para regulamentar essa utilização, a Câmara poderia encomendar um estudo ao Escritório de Advogados do Dr. José Miguel Júdice, tal como o fez para o tarifário da água, pois estas coisas são muito complexas e não podem ser elaboradas internamente por qualquer assessor ou técnico superior especializado na matéria.
Com os Prius ao serviço de todos iríamos melhorar substancialmente o ambiente do Concelho, para além de não deixar essa árdua tarefa e esse grande sacrifício apenas para os nossos eleitos.


SOLIDARIEDADE
Estamos cansados de ouvir falar em solidariedade e em sacrifícios porque só assim poderemos garantir um futuro melhor para os nossos filhos e para os nossos netos.
Durante a 2ª Guerra Mundial e nos anos que se seguiram, já Salazar dizia mais ou menos o mesmo, vindo depois o Marcelo com as conversas em família tentar embalar-nos com falinhas mansas para que acreditássemos numa primavera que nos levaria a ver a luz ao fundo do túnel.
Mudaram-se os tempos, mudaram-se as vontades, mas a conversa continua a ser a mesma ao fim de 32 anos desta pseudo-democracia, depois de já nem sei quantos governos e primeiros-ministros terem passado por S.Bento.
Nos dias de hoje continuam a pedir-nos que sejamos solidários, como se isso não fosse uma das principais características dos portugueses, que nunca se negaram a ajudar quem mais precisa.
Para além dos elevados impostos e descontos para a Segurança Social, contribuímos para todas as campanhas nos peditórios que são lançados para tudo e mais alguma coisa, pagamos elevadíssimas taxas aos Bancos para que estes tenham lucros fabulosos, suportamos os ordenados principescos de políticos e gestores públicos para lhes podermos proporcionar a compra e manutenção de uns carritos e de umas casinhas na Quinta da Marinha e na Quinta do Lago, para além de, mesmo perdendo anualmente poder de compra, continuarmos a sacrificar-nos na esperança do advir de dias melhores.
Somos solidários e somos de tal modo pacíficos, que nos contentamos com umas manifestações, umas quantas greves e de vez em quando até temos a possibilidade de votar, para que tenhamos a sensação que vivemos num estado democrático.
Até quando ?

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice