10/09/2006

ESTA SEMANA

CUBA
Todos aqueles que já faziam as mais variadas conjecturas sobre o futuro de Cuba devido à intervenção cirúrgica a que o Comandante Fidel Castro foi submetido, devem estar agora muito desiludidos, pois ele encontra-se em franca recuperação e é até possível vir já na próxima semana a receber algumas das personalidades que irão participar em Havana na XIV Cúpula do Movimento dos Não-Alinhados, que conta com 116 Países, estando já confirmada a presença de chefes de estado e de governo de mais de cem deles, para além dos secretários-gerais das Nações Unidas, da Liga Árabe e o Presidente da União Africana.
Mesmo que o Comandante não possa estar fisicamente presente no Palácio de Convenções, ele não deixará certamente de transmitir as suas ideias a esta reunião magna do Movimento que completa já 45 anos de existência, desde a sua criação em 1 de Setembro de 1961 na cidade de Belgrado.
Esta Cimeira de Havana irá contar com mais de 800 jornalistas de todo o mundo que já solicitaram a sua credenciação, esperando-se que possam fazer um trabalho honesto e que transmitam tudo o que aí se passar.
Mais do que nunca, num mundo cada vez mais globalizado e dominado pelas grandes potências militares e económicas, torna-se imperioso que seja estabelecida uma nova ordem internacional e que sejam respeitados os mais elementares direitos de cada país e de cada povo.


BLOCO CENTRAL
Pronto: já temos o bloco central a funcionar com o alto apadrinhamento do senhor Cavaco.
Agora foi o pacto para a Justiça, seguir-se-á o da Segurança Social, depois o da Saúde e logo se vê o que mais se irá concretizar nesta “democracia” representativa em que PS e PSD emprestam as panelas para fazerem os cozinhados que melhor satisfaça as suas requintadas clientelas do restaurante que se chama Portugal.
É claro que nem todos têm acesso ao restaurante, pois ele destina-se apenas a alguns privilegiados, restando para os outros as casas de pasto ou umas tascas manhosas, o que já não é nada mau, para fingir que todos têm os mesmos direitos.
Como a gerência do restaurante é rotativa entre os sócios, há que preservar as ementas e dar boa utilização aos tachos para que não se deteriorem e se possam conservar por muito e muito tempo, garantindo assim o lucro certo a cada um deles.
E se por acaso houver algum desentendimento na sociedade, lá estará vigilante em Belém o provedor da clientela para pôr água na fervura e não deixar entornar o caldo.


PRISÕES
Afinal a legalização do consumo e consequentemente do negócio das drogas nas prisões foi definitivamente aprovado pelo (des) governo socialista do senhor Sócrates, mesmo contra a opinião dos guardas prisionais e dos reclusos que sabem os perigos que passarão a correr com esta “inteligente” medida.
Como se isto não bastasse, será também distribuída lixívia e “kits” de agulhas para a realização de tatuagens e colocação de “piercings”, assim como terão à disposição preservativos e lubrificantes sexuais, não vá algum poderoso do momento bater com os costados numa qualquer prisão deste pobre país. No fundo eles só estão a zelar pela sua futura integridade física, pois aquilo sem lubrificante deve doer muito.
Enquanto isto, o mesmo (des) governo socialista do senhor Sócrates permitiu que mais de 36 mil crianças com idades inferiores a 13 anos frequentassem no anterior ano lectivo as escolas apoiadas pela saúde escolar, sem terem o boletim de vacinas actualizado.
É assim: para haver dinheiro para as drogas, as seringas e os preservativos, não há dinheiro para vacinar as crianças e este (des) governo socialista tem as suas prioridades.


OCDE
Ficámos a saber que os salários dos professores portugueses estão bastante altos e que são os terceiros mais bem pagos, só sendo superados pela Coreia do Sul e pelo México.
Esta conclusão é revelada num estudo da OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico), tendo como valor de referência o PIB (Produto Interno Bruto) per capita de cada País.
É assim que se manipulam os números e se faz crer junto da opinião pública aquilo que na realidade é muito diferente. E o pior de tudo isto é que uma grande parte da comunicação social dá cobertura a estas mentiras.
Como é fácil de compreender, se o PIB de um país é baixo (como o nosso) logicamente que a diferença é maior em relação a outros. Assim, pela mesma ordem e razão, façam o favor de compararem também os ordenados dos membros do governo, deputados, administradores de empresas públicas, etc.
Que mais inventarão para nos atirarem areia para os olhos ?


SIMPLEX
Que bom. Portugal é dos países mais ágeis a criar empresas. Até tivemos direito a uma distinção qualquer, que ninguém percebeu de onde vinha, mas o que é certo é que somos os mais rápidos a criar empresas. O simplex é assim.
Só é pena que depois de a empresa criada, se tiver negócios com o Estado, tem que pedir à Segurança Social que lhe passe uma declaração a dizer que nada deve e que antes era passada imediatamente e que agora demora pelo menos 10 dias úteis. Pelo menos em Setúbal é assim.
Mas se a empresa for de promoção imobiliária, pode também ter de esperar meses para que um simples projecto de arquitectura de uma moradia em zona urbana e com declaração de viabilidade seja aprovado na respectiva Câmara Municipal, porque os técnicos têm muito que fazer, estão de baixa ou de férias.
E que dizer do simplex do ministro das finanças que ainda não devolveu o dinheiro que tem estado em seu poder correspondente ao IRS do ano passado e que ele descaradamente afirmou já ter sido todo processado ?
Cambada de incompetentes e mentirosos.


TURISMO
Há dias pudemos assistir através da comunicação social ao êxito obtido pela construção de umas piscinas com ondas em Castanheira de Pêra, município situado numa região interior do País, que, com imaginação e sentido prático a autarquia conseguiu proporcionar uma melhor qualidade de vida à população que serve, para além de criar um importante pólo de atracção turística, com a consequente valorização do comércio local.
Em contraste, temos por exemplo a Câmara Municipal do Seixal, que celebrou em Abril de 2003 um protocolo com a Universidade de Aveiro, com vista à elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Concelho do Seixal, o qual veio a ser apresentado no dia 14 de Julho de 2005 com a devida pompa e circunstância.
De salientar que este protocolo custou mais de 100.000 euros à Autarquia, ou seja, a todos nós, sem que se veja qualquer utilidade do Plano, ou que alguma das poucas ideias aí contidas tenha tido qualquer exequibilidade até aos nossos dias.
Para quem não conhece, basta ir ao “site” da Câmara em: (www.cm-seixal.pt/cmseixal/turismo) que aí encontrará o documento na íntegra.
Ou seja, não existe uma verdadeira política de turismo para o Concelho, mas encomenda-se e paga-se um estudo, que por muito bem apresentado, nada diz de novo e não tem qualquer utilidade.
Mas mesmo assim e sabendo nós (pelo menos aqueles que se interessam por estas coisas do turismo) que algumas acções já podiam ter sido implementadas, nada foi feito com ou sem Plano.
E não se diga que é por falta de dinheiro, pois isso é uma falsa questão, na medida em que podem ser desenvolvidas algumas iniciativas praticamente sem custos ou de custos tão reduzidos que podem ser perfeitamente cobertos pela iniciativa privada ou por contrapartidas indirectas.
Infelizmente o turismo no Seixal está cada vez mais virado para as catedrais do consumo que, pelos vistos, era o que nos fazia mais falta.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Amigo Celino

Posso assinar por baixo do teu texto?

Um abraço.

João Carlos Pereira

12/9/06 5:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice