04/02/2006

ESTA SEMANA

BILL GATES
Pronto! Temos que dar a mão à palmatória e considerar que afinal o homem é podre de rico mas não deixa de ser um benemérito, que é uma pessoa simples mas que tem de possuir uma alta segurança pessoal, que não liga a grandes protocolos mas que merece ser condecorado por Reis e Presidentes, etc.
Ele até quer que toda a gente tenha um computador para que possam adquirir os produtos que as suas empresas vendem a preços exorbitantes.
Muitos governos, incluindo o português, regozijam-se por ele oferecer cursos e instalar os seus programas operativos gratuitamente, não se esquecendo de o compensar com uns contratos no valor de milhões de euros para a renovação e manutenção dos produtos que aparentemente não têm custos iniciais.
Qualquer semelhança com alguns operadores de telecomunicações que oferecem telemóveis para fidelizar (amarrar) os clientes durante anos, deve ser pura coincidência.

EMEL
Uma diligente funcionária da EMEL, empresa municipal que explora os condutores que têm necessidade de estacionar as suas viaturas na cidade de Lisboa, teve a ousadia de multar o motorista de sua excelência o Ministro da Justiça, sendo por isso, pela raridade da situação, notícia em jornais e televisões, conseguindo assim, pelo seu acto, o tal momento de glória a que todos têm direito.
Provavelmente, pelo impacto da notícia, irá ser louvada porque cumpriu profissionalmente as directivas dos seus superiores hierárquicos e não se intimidou por a viatura ser do Estado e estar ao serviço de um Ministro.
Faz lembrar aquele porteiro do Hospital de Faro que impediu, como lhe competia, vedar a passagem a pessoas estranhas ao serviço, só que a pessoa em causa era o Primeiro Ministro (hoje eleito Presidente da República) acabando por ser despedido.
Parece que o Tribunal ao fim de mais de uma década o mandou reintegrar, mas isso não o irá compensar por todos os anos que teve de sobreviver sem recursos, apenas porque cumpriu zelosamente as normas que estavam instituídas pelos seus superiores.
Esperemos que não aconteça o mesmo àquela jovem da EMEL e que ela continue a ter o seu emprego assegurado.

BARREIRAS ARQUITECTÓNICAS
Depois de vermos o nosso primeiro Sócrates andar amparado a duas canadianas (garanto que isto nada tem a ver com a piada que corre pela Internet) tivemos algumas esperanças que finalmente fosse cumprida a legislação sobre barreiras arquitectónicas.
Afinal como ele já está melhor e não necessita de andar agarrado a nada, o seu Partido Socialista que tem a maioria na Assembleia da República, rejeitou uma proposta votada favoravelmente por todos os outros, que, entre outras medidas, preconizava a introdução de novas normas técnicas aplicáveis exclusivamente aos edifícios habitacionais e o alargamento do âmbito de aplicação das normas técnicas de acessibilidades aos edifícios habitacionais com mais de dois pisos. Estabelecia ainda normas sobre o acesso de deficientes a edifícios e espaços públicos, bem como a criação de um Fundo de Apoio à Pessoa com Deficiência
Parece que a única solução é mandar esquiar para a Suiça todo o Governo acompanhado dos deputados da maioria; pode ser que assim, depois das quedas esperadas, se apercebam das dificuldades que os invisuais e os deficientes motores enfrentam no dia a dia.

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice