12/02/2006

ESTA SEMANA

O RESPEITO PELOS MUÇULMANOS
Muito já se disse sobre os acontecimentos resultantes das caricaturas do Profeta Maomé e algumas opiniões de uns quantos iluminados da nossa praça roçam a imbecilidade e ignorância, apenas querendo colocar a questão na óptica da liberdade de expressão. Ou seja, eu posso ofender o pai, a mãe, a família toda desses cretinos, porque nada me pode impedir de utilizar a liberdade de me exprimir. Eles têm o direito de contestar (sempre pacificamente) porque nas democracias é assim.

Por razões de ordem profissional, pessoalmente já estive por diversas vezes em Países cuja religião predominante é o Islamismo (algumas delas até em época de Ramadão), pelo que me sinto à vontade para poder compreender e respeitar as crenças de cada um, sendo impossível comparar a fé ou poder afirmar que esta ou aquela religião é melhor ou pior que a outra. Aquilo que para uns pode não ser ofensivo, para outros é e isso basta para que sejam respeitados.

Já testemunhei “in loco” situações de profundas manifestações de fé e de sacrifício em nome daquilo em que se acredita, nalguns casos até que considero exageradas, mas isso não me dá o direito de julgar ninguém ou de querer que pensem da mesma maneira que eu, não só porque temos educações e princípios diferentes, mas fundamentalmente porque liberdade é também tolerância e o respeito pela liberdade dos outros.
Tudo o resto é demagogia.


PORTUGUESES DE BADAJOZ ?
As mulheres da região de Elvas poderão passar a ter os seus filhos na maternidade de Badajoz, se, como se admite, venha a ser encerrada a maternidade de Elvas, hipótese que está a ser analisada pelos responsáveis regionais de saúde.
Actualmente, as mulheres do concelho de Elvas e das regiões limítrofes da raia têm habitualmente os filhos na maternidade de Elvas. No entanto, nos últimos tempos tem aumentado também o número de mulheres da região que optam por dar à luz em Badajoz, recorrendo sobretudo a clínicas privadas, através de seguros de saúde.

Para Luís Ribeiro, presidente do conselho de administração dos hospitais de Portalegre e de Elvas, as mulheres portuguesas do interior "têm o direito a fazer os partos em condições idênticas às de Lisboa", considerando indiferente se um bebé nasce em Elvas ou Badajoz. "se for filho de portugueses, a criança é portuguesa", argumentou.

Pegando nas declarações do Sr. Ribeiro e seguindo o seu raciocínio, poder-se-ia estender estes “benefícios” a outras especialidades médicas, passando também os 234 mil cidadãos portugueses em lista de espera para intervenções cirúrgicas a poderem ser operados em Vigo, Salamanca, Badajoz ou Huelva. Também não deixariam de ser portugueses e veriam os seus problemas de saúde resolvidos rapidamente.

Se tudo isto não fosse ridículo e triste, dava para rir. Ao que se chegou em Portugal naquilo que era suposto ser um Serviço Nacional de Saúde.


ALCATIFAS DA LOUSÃ
Aqui há uns anos foi notícia que o dono das Alcatifas da Lousâ (salvo erro de nome Jorge Gonçalves) queria oferecer “jeeps” aos seus colaboradores, tendo alguns dos seus herdeiros entrado com uma petição em tribunal para que fosse travado esse processo com a alegação de insanidade mental do velho senhor.
Parece que o tribunal lhes deu razão e o benemérito acabou por morrer sem ter podido cumprir a promessa que fez àqueles que o ajudaram a criar a riqueza e de que os familiares parasitas vieram a beneficiar, sem nunca terem trabalhado ou contribuído para isso.

Soube-se agora que um dos herdeiros irá cumprir a vontade do falecido tio, abdicando da sua quota parte, homenageando assim a memória de quem muito fez pela sua terra e pelos seus colaboradores.

Aqui está um bom exemplo de empresário que o nosso Presidente ainda em exercício se esqueceu de condecorar, mesmo que a título póstumo. E este sim, bem o merecia.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Celino.

Gostei, mais uma vez, de ler a tua crónica. Liberdade de expressão versus Islão, é coisa que os ilustres cérebros ocidentais manipulam a seu belo prazer. É curioso como a liberdade de expressão, tão louvada entre nós, não serve para relacionar, por exemplo, a política expansionista dos EUA e seus aliados europeus, com a cristandade (e os seus ícones) a que todos dizem pertencer.
É curioso que os cartoonistas ocidentais conheçam bem as suas barreiras e os seus limites, pois, se os não souberem, uma coisa ficam logo a saber: o gosto do desemprego. Enfim, a hipocrisia ocidental no seu melhor...

Quanto às mulheres portugueses que preferem dar à luz em Badajoz, bem como outros portugueses que se vêem forçados a escolher terras de Espanha para resolverem problemas de saúde, pois que o façam, já que pagam menos por melhores serviços.

Se o nossos governantes, estes e os pretérios - que são sempre os mesmos com nomes diferentes - tivessem vergonha na cara, pintá-la-iam de preto. Como não têm, pelo menos poupa-se na tinta.

Por estas e por outras, sabes qual a primeira coisa que eu faria (que eu farei) se me sair o euromilhões? Vou para Espanha, claro, que não estou para sustentar gente desta.

E sobre o empresário a quem as leis e a ganância familiar não consentiram que concretizasse a sua vontade de premiar os seus colaboradores, a quem sabia dever grande parte do seu sucesso, como entendia, condecorê-mo-lo nós, com palavras singelas e respeito profundo. Sampaio não está cá para isso. Só para reverenciar os vampiros de sucesso, aqueles que, dentro ou fora das leis da República, se ergueram sobre uma pilha de seres humanos humilhados e ofendidos no seus direitos básicos.

E vivó «socialismo» de gaveta!

16/2/06 10:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por lapso o meu comentário anterior saiu sem identificação, mas, quem me conhece, sabe que dou sempre a cara em relação ao que digo e escrevo.

João Carlos Pereira

16/2/06 12:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice