08/01/2006

ESTA SEMANA

* Ouvimos na sua alocução ao País o Dr. Jorge Sampaio, ilustríssimo Presidente da República que temos, dizer que está muito preocupado com a Justiça, com os muitos portugueses que enfrentam grandes dificuldades no seu emprego e na sua vida, frisando até, a urgência que Portugal tem de realizar reformas políticas, económicas e orçamentais.
Passados quase dez anos no cargo em que pouco ou nada fez para alterar este estado de coisas, não se entende que esteja agora preocupado, a não ser consigo próprio e com o peso da sua consciência.

* Embora já estejamos habituados à dança que se opera entre os ex-ministros que passam a administradores de empresas públicas e estes a ministros ou a outra coisa qualquer em cargos pagos principescamente pelo Estado, temos também – e não é só de agora – os ex-ministros eleitos Deputados da Nação que acumulam com a Presidência de Conselhos de Administração de Empresas estrangeiras com interesses em Portugal.
Resta saber o que é mais vergonhoso; se o ex-ministro Pina Moura enquanto desempenhava o cargo no Governo ter sido o responsável pela entrada da Iberdrola no capital da EDP e depois vir a ser nomeado seu Presidente, se, como Deputado, eleito para defender os interesses portugueses, desempenha um alto cargo numa empresa estrangeira.
Para que serve a Comissão de Ética da Assembleia da República ?
Haja decoro !

* O senhor Governador do Banco de Portugal, Dr. Vitor Constâncio, apresentou o Boletim Económico de Inverno e veio dizer-nos que está de acordo com a política de rigor do actual governo liderado pelo seu camarada José Sócrates, aliás, ele tem sempre estado de acordo com todas as políticas dos Governos anteriores, recomendando, entre outras banalidades, que este deve assegurar a sustentabilidade da segurança social.
Esta recomendação deve ter a ver com o futuro dele e dos seus 5 colegas na Administração do nosso (deles) Banco Central, pois só de ordenados levam em conjunto anualmente 1.531.916 euros, ou seja, qualquer coisa como mais de 300.000 contos para os 6 senhores.
Não contabilizando as outras benesses que estão inerentes aos respectivos cargos, entre os quais a compra recente de 6 automóveis topo de gama para o transporte de suas excelências, aqui ficam os proventos anuais que nós lhes pagamos:
Vitor Constâncio (272.628 euros); António Pereira Marta (244.174 euros); José Martins de Matos (237.198 euros); José Silveira Godinho (273.700 euros + Pensão de Reforma do Banco de Portugal de 139.550 euros); Vitor Rodrigues Pessoa (276.983 euros + Pensão de Reforma de 39.101 euros); Manuel Ramos Sebastião (227.233 euros).
Com salários destes há que assegurar a sustentabilidade da Segurança Social, não vá dar-se o caso de quando chegar a reformazinha deles, não haver dinheiro para lhes pagar.

* Após as suas férias de Inverno passadas na Suiça, vimos o nosso primeiro Sócrates de muletas por ter dado uma quedazinha na neve – ainda não foi da cadeira – e soubemos das dificuldades que tem tido nas suas deslocações, para poder cumprir os muitos afazeres que tem diariamente. No Palácio de Belém, onde foi apresentar cumprimentos ao preocupado Presidente, enquanto os Ministros saíam pela porta principal, ele teve de sair pelas traseiras onde existe um elevador.
Pode ser que agora sinta as dificuldades que têm os milhares de cidadãos com deficiências e faça alguma coisa para obrigar a que se cumpra a legislação sobre barreiras arquitectónicas, começando por dar o exemplo nos edifícios pertencentes ao Estado.
Há males que podem vir por bem.

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice