28/05/2008

CRÓNICA DE UM PAÍS AGONIZANTE

Passo os olhos pelas notícias. Vou lendo:

«Consumo das famílias é o mais baixo desde 2003. Um em cada dez portugueses vive com menos de dez euros por dia. Este é um dos dados de um relatório do Eurostat, sobre a situação social nos Estado membros, que afirma também que Portugal é líder europeu nas desigualdades sociais. Segundo o Relatório sobre a Situação Social na União Europeia em 2007, Portugal é o único país da Europa a 25 cuja diferença entre os mais ricos e os mais pobres ultrapassa os Estados Unidos».

«Portugal distingue-se como sendo o país onde a repartição é mais desigual».

Continuo a ler:

«Dez por cento da população portuguesa vive com menos de 10 euros por dia. Na União Europeia a média não ultrapassa os cinco por cento. O relatório destaca como principais geradores de pobreza a relação entre os baixos salários e as baixas qualificações. Em Portugal, 90% dos pobres tem no máximo o terceiro ano do ensino básico».

«Pobreza agrava-se em Portugal»

«Entre 1995 e 2000 (consulado socialista de Guterres, recordo eu) mais de metade das famílias portuguesas (52,4%) estiveram muito vulneráveis à pobreza, durante um espaço de um ano, e a grande parte desses pobres tinha como principal fonte de rendimento o seu ordenado».

«A pobreza atinge sobretudo crianças e reformados. Apesar do fenómeno estar nas cidades, são as zonas rurais que continuam mais vulneráveis».

«Mesmo entre a população não pobre, o estudo revela que quase 20 por cento dos portugueses confrontam-se com a falta de dinheiro para chegar ao fim do mês. Por isso, o coordenador do estudo afirma que é necessário aumentar os ordenados e democratizar as empresas».

«Segundo o estudo, 61% dos pobres não tem condições para manter a casa quente, 12% não tem banheira ou chuveiro e 10% nem sequer tem casa de banho».

Fico a pensar: se isto era assim em 2000, como será agora, que o actual governo do Partido Socialista agravou – e continua a agravar selvaticamente – as condições de vida dos portugueses?

Volto às notícias.

«A crise instalou-se em definitivo. As famílias estão sem dinheiro para pagar os empréstimos, o consumo privado está em queda e a actividade económica abrandou para os níveis de 2006. Os números são do Banco de Portugal. O crédito de cobrança duvidosa, no segmento do consumo, disparou 44 por cento, para 590 milhões de euros, de Março de 2007 para o mesmo mês deste ano. De Fevereiro para Março o valor dos empréstimos que correm o risco de não ser pagos subiu 21 milhões de euros, a uma média 724 mil euros por dia».

«No segmento da habitação, o total do crédito malparado calotes totalizou 1,36 mil milhões de euros em Março último (crescimento de 13,5 por cento em relação ao mesmo mês de 2007)».

«Apesar do rácio de incumprimento das empresas face à banca ter-se mantido em 1,7% do total atribuído, o seu valor absoluto cresceu 15,2%. Ou seja, no final de Março, o malparado das empresas atingiu os 1,8 mil milhões de euros, o que representa o valor mais alto desde Fevereiro de 2004».

Hipnotizado, continuo a minha leitura:

«O consumo das famílias caiu em Abril, pelo nono mês consecutivo, atingindo o valor mais baixo em cinco anos (Agosto de 2003), com a economia a apresentar sinais de contínua deterioração, de acordo com os indicadores ontem divulgados pelo Banco de Portugal».

«Em relação a Abril do ano passado, o nível do consumo das famílias foi 0,2% mais baixo. E, a avaliar pelo andamento das vendas de cimento, do comércio a retalho, produção da indústria transformadora e a situação financeira das famílias, a actividade económica abrandou, registando o pior valor dos últimos dois anos (Abril 2006)».

Entretanto, chega ao meu e-mail a seguinte informação:

«Em 6 dias um médico espanhol operou tanto como 5 médicos portugueses num ano – e por metade do preço cobrado na privada. Um oftalmologista espanhol realizou 234 cirurgias a doentes com cataratas, no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, num processo que está a "indignar" a Ordem dos Médicos. Os preços praticados são altamente concorrenciais, tendo sido esta a solução encontrada pelo hospital para combater a lista de espera. O paciente mais antigo já aguardava desde Janeiro de 2007, tendo ultrapassado o prazo limite de espera de uma cirurgia. No ano passado chegaram a existir 616 novas propostas cirúrgicas em espera naquela unidade de saúde. Os sete especialistas do serviço realizaram apenas 359 operações em 2007 (cerca de 50 por médico, num ano). No final do ano passado, a lista de espera era de 384, e foi entretanto reduzida a 50 com a intervenção do médico espanhol. A passagem pelo Barreiro durante o mês de Março - onde garante regressar nos próximos dois anos, embora o hospital não confirme – foi a segunda experiência em Portugal do oftalmologista José António Lillo Bravo, detentor de duas clínicas na Estremadura espanhola – em Dom Benito (Badajoz) e Mérida. Entre 2000 e 2003 já havia realizado 1.500 operações no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, indiferente às "críticas" de que diz ter sido alvo dos colegas portugueses. "Eu percebo a preocupação deles e sei porque há listas de espera tão grandes em Portugal. É que por cada operação no privado cobram cerca de dois mil euros", disse ao DN o oftalmologista espanhol, inscrito na Ordem dos Médicos portuguesa, que cobrou 900 euros por cada operação realizada no Barreiro. As 234 cirurgias realizadas no Barreiro, por um total de 210 mil euros, foi o limite possível sem haver necessidade de abrir concurso público internacional, sendo que o médico fez deslocar a sua equipa e ainda o microscópio e o facoemulsificador. O hospital disponibilizou somente um enfermeiro para prestar apoio».

Também na internet anda a circular um texto, em constante actualização, intitulado A anedota em que se transformou o país de Sócrates. Eis algumas passagens:

- Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto, mas pode vir a ser impedida de colocar um piercing.

- Um professor é agredido por um aluno, mas nada pode fazer, porque a sua progressão na carreira depende da nota que dá ao seu aluno.

- Perante o professor sovado pelo aluno, o Governo atribui a culpa a causas sociais.

- Um jovem de 18 anos recebe €200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma €236, depois de toda uma vida do trabalho.

- Um marido oferece um anel à mulher e tem de declarar a doação ao fisco.

- O mesmo fisco penhora indevidamente o salário de um trabalhador… e demora 3 anos a corrigir o erro.

- O IVA de um preservativo é de 5%. O IVA de uma cadeirinha de automóvel, obrigatória para quem tem filhos até aos 12 anos, assim como o das fraldas descartáveis, é de 21%.

- Se um presidente de um clube de futebol falar com o árbitro para favorecer a sua equipa, esta desce de divisão. Se lhe der dinheiro, são-lhe subtraídos 6 pontos – se não lhe fizerem falta.

- Um clube inscreve mal um jogador, e são-lhe retirados 6 pontos; um clube suborna um árbitro, e… são lhe retirados 6 pontos.

- Um polícia agride um marginal, e diz-se que usou de força excessiva (se o marginal for de outra raça, até é acusado de racismo). Um bando de marginais mata um ou mais polícias, e… bem, é porque não estão inseridos na sociedade.

- Militares que combateram em África a mando do governo da época, tendo ficado definitivamente estropiados e psicologicamente afectados, não vêem reconhecido nenhum direito; entretanto, o Governo paga fortunas para manter tropas no estrangeiro, a fazer as guerras de Bush. E o primeiro-ministro diz que estão a defender a honra do país.

- No exame final de 12.º ano, se és apanhado a copiar, chumbas o ano. O primeiro-ministro fez o exame de inglês técnico em casa, mandou por fax, e é engenheiro…

- Numa empreitada pública, os trabalhadores são quase todos imigrantes ilegais, que recebem abaixo do salário mínimo, e ninguém fiscaliza…

- Num café, o proprietário vê o seu estabelecimento ser encerrado só porque não tinha uma placa a dizer que é proibido fumar.

- Nas prisões, são distribuídas gratuitamente seringas por causa do HIV. Como entra droga nas prisões?

- Começas a descontar em Janeiro o IRS e só vais receber o excesso em Agosto do ano que vem. Não pagas às finanças a tempo e horas; passado um dia, já estás a pagar juros.

- Um jovem de 14 anos que mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal. Um jovem de 15 anos leva uma bofetada do pai, por ter roubado dinheiro para a droga, e é violência doméstica.

- Se o teu filho não tem cabeça para a escola e, com 14 anos, o pões a trabalhar contigo num ofício respeitável, é exploração do trabalho infantil. Se és artista ou político, e o teu filho ou sobrinho, com 7 anos, participa em gravações de telenovelas, várias horas por dia, é uma criança cheia de talento, que sai aos seus…

- Na defesa do ambiente, a Junta de Freguesia da Ericeira reciclava óleos de cozinha para fazer Biodiesel para os seus carros. Poupava combustível, não poluía a atmosfera e evitava que os óleos fossem contaminar o meio ambiente. O governa multou-a, porque não pagou imposto sobre produtos petrolíferos.

- Uma família, a quem uma casa ruiu ou ardeu, e não tem dinheiro para comprar outra, terá de viver conforme puder, porque o Estado fecha-se em copas. Presidiários, que violaram e mataram idosos, estão seis numa sela de quatro, e sem wc privado. Não estão a viver condignamente, e as associações que zelam pelos direitos humanos fazem queixa ao Tribunal Europeu.

- Fechas a tua varanda e estás a fazer uma obra ilegal; constrói-se um bairro de lata… e ninguém vê.

- O primeiro-ministro diz que o Serviço Nacional de Saúde, com as medidas tomadas, está mais prático e eficiente. Mas não há registo de alguém ter visto, ministro, esposa ou enteados nos Centros de Saúde ou urgências hospitalares.

E pronto, meus amigos! Reconheço que nunca tive tão pouco trabalho para fazer uma crónica. Na verdade, ela nem foi feita por mim, mas pelo senhor «engenheiro» Sócrates. É dele – e do seu Partido Socialista – a responsabilidade de tudo o que foi dito.

A propósito: quanto terão aumentado os combustíveis nestes últimos minutos?


Lida nas “Provocações” da Rádio Baía em 28/05/2008.
(Não deixe de ouvir em 98.7 Mhz e participar pelos telefones 212277046 ou 212277047 todas as quartas-feiras entre as 09H00 e as 10H00).

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice