31/03/2008

REFLEXÕES XXXIII

O DESTACAMENTO REGRESSA INVICTO

Na quarta-feira 26 de Março, Lisandra Guerra, com 20 anos de idade, consagrou-se em Manchester, na Grã Bretanha, campeã mundial na modalidade de 500 metros contra-relógio no Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista, após competir renhidamente com atletas de 37 países. Que sã e legítima satisfação, porque é fruto da nossa educação, do nosso desporto, da nossa juventude e das nossas mulheres! Honra a quem honra merece!

Mas hoje não falarei do desporto. Nesse mesmo dia 26, regressou invicto o Destacamento do Contingente Henry Reeve que prestou serviços de emergência no Perú.

O terramoto teve lugar em 15 de Agosto de 2007. A sua intensidade foi de 7,9 graus na escala de Richter. O destacamento chegou a Cuzco em 18 de Agosto. Prestariam os seus serviços durante dois meses, tempo calculado como necessário e urgente.

Porém, a necessidade ultrapassou duas vezes e meia esses tempo. Realizaram 153.292 consultas, entre elas 65.299 nas próprias casas dos pacientes. Estiveram no Perú até 25 de Março de 2008, ou seja, sete meses e sete dias.

À frente do destacamento viajou o Doutor Juan Carlos Dupuy Nuñez, responsável pelo Contingente Henry Reeve quando este se criou em 19 de Setembro de 2005, chefe também da Brigada Médica no Paquistão. Vários membros do destacamento trabalharam no Paquistão e na Indonésia. Nem um só dos 77 homens e mulheres deixaram de cumprir o seu dever.

Escreveram com letras de ouro páginas indestrutíveis da história. Contra essa dignidade e consciência esbarram-se as habituais armas do imperialismo.

Dada a gratidão e reconhecimento do povo peruano, não foi moralmente possível partir desse país sem que outros membros do Contingente viajassem para prestarem os seus serviços.

Falarei nos próximos dias da China. Já está elaborado o material, faltando só pequenos retoques.

Não pensei sequer escrever sobre a comemoração do 20.º Aniversário da Batalha de Cuito Cuanavale, que foi a prova suprema da consciência internacionalista alcançada pelo nosso povo. Prefiro que quem foi testemunha pessoal dos heróicos acontecimentos que durante um período que não durou apenas um dia mas sim meses, fale na honra dos que caíram gloriosamente.

Ontem ouvi a Mesa Redonda sobre o Congresso dos Intelectuais e Artistas de Cuba que está prestes a iniciar-se. Não há dúvida de que os debates serão de grande interesse.

Estaremos atentos, observando os acontecimentos, enquanto Bush fará das suas durante os primeiros dias de Abril em Bucareste e no Mar Negro, como já denunciámos. E olhos no Vice! Assim se advertia nos tempos da república colonizada.


Fidel Castro Ruz
29 de Março de 2008

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice