17/02/2008

TIMOR

Passada uma semana sobre os incidentes em Timor Leste em que Ramos Horta foi vítima de um atentado, estranha-se que pouco ou nada se saiba sobre os pormenores, principalmente o que teria supostamente levado o Major Reinado a cometer tal acto, quando se sabe que brevemente iria ser amnistiado e que seriam convocadas eleições antecipadas, havendo já um acordo de princípio com o Partido mais votado, a Fretilin, que por manobras pouco transparentes não foi designado para formar governo.

Tudo está muito mal contado e esperemos que o Presidente Ramos Horta possa sobreviver e que tenha a coragem de contar toda a verdade sobre o assunto, mesmo que tenha de denunciar os velhos “amigos” e renunciar a outros interesses políticos e económicos.

Se o Major Reinado tinha afirmado recentemente que só obedeceria ao Presidente da República, porque carga de água é que o iria matar ?

Se o Major Reinado foi com um grupo de homens praticar tal acto, onde estão os outros mortos e feridos, sem ser o seu adjunto ?

Se o Tenente Salsinha montou uma emboscada ao primeiro-ministro Xanana, onde estão as provas reais de tal acto, sem ser as declarações do próprio Xanana ?

É assim pertinente a questão que circula em Dili: a quem interessaria a morte de Ramos Horta ou de Reinado ?


Celino Cunha Vieira

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice