01/06/2008

SÓCRATES É JUSTO !

Preocupado com as grandes dificuldades de quem tem um iate de luxo para sustentar, Sócrates permite que nestes utilitários de fim de semana e das férias em Agosto se possa utilizar o gasóleo industrial ao mesmo preço dos barcos de pesca ou das alfaias agrícolas, ou seja, a 80 cêntimos o litro, graças à portaria n.º 117-A, de 8 de Fevereiro.

É bom de ver e de compreender que estas embarcações são essenciais para o país, já que proporcionam aos seus proprietários e amigos as necessárias descargas de stress acumulado ao longo da semana aos distintos membros do governo, banqueiros, administradores públicos e afins.

Que seria de nós se estas cabeças pensantes não pudessem usufruir da partidinha de golfe, da boa almoçarada de marisco e peixe fresco acompanhados por vinhos de colheitas seleccionadas, culminando o dia com um belo passeio para ver o pôr do sol nas tranquilas águas do oceano que nos banha.

Sócrates é justo! Ele sabe, porque é “engenhero”, que a manutenção de uma embarcação de recreio tem imensos encargos, como seja, a taxa de acostagem numa marina, o pessoal de marinhagem, a limpeza dos cascos, as revisões dos motores e do restante equipamento, para além de um frigorífico sempre bem recheado de champanhe e caviar, que como se sabe, está pela hora da morte.

Por todas estas razões Sócrates dá assim uma pequena ajuda, para que estes portugueses possam continuar a usufruir de um bem essencial, só comparável a outros que não sendo tão importantes, como o acesso gratuito à saúde (perdão, tendencialmente gratuito), à habitação, à alimentação, ao emprego, à educação, aos transportes, etc., tanto o tem preocupado e levado a tomar medidas justas e que estão à vista de todos.

À vista de todos não será bem assim, porque ainda existem uns milhares para irem a Cuba operar-se.


Celino Cunha Vieira

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice