03/02/2008

OS AJUDANTES DE SÓCRATES

Como é possível alguém ainda ter disposição para se divertir no Carnaval, quando acabamos de perder dois excelentes ministros que tudo fizeram para cumprir à risca as directivas do seu chefe Pinto de Sousa, mais conhecido por José Sócrates ?

A senhora agora afastada promoveu a cultura deste país de uma forma inovadora, porque sem nos aperceber, sentimo-nos muito mais cultos e letrados, já que a cultura passou a ser acessível a todos com a substancial diminuição do preço dos livros ou das entradas para os cinemas e teatros. Cada vez há mais manifestações artísticas e em todas as áreas da cultura sente-se o dinamismo por ela implementado. A senhora até conseguiu que as visitas à exposição do Berardo continuem a ser de borla…

Quanto ao outro, o Campos, brindou-nos sempre com pérolas de extrema pertinência, lembrando-nos que se as nossas avós não tivessem morrido, ainda hoje estariam vivas.

Parece que agora o Tribunal e Contas vai investigar a negociata de um programa informático que ele mandou instalar em alguns hospitais sem ter feito o necessário e obrigatório concurso público, adquirindo-o por adjudicação directa e pelo dobro do valor normal a uma empresa criada em 1999.

Quem o desejar, pode aceder à página da empresa (www.mni.pt) ou à do programa informático (www.alert-online.com) e verificar as grandes potencialidades que oferece, destacando-se, entre outras, as seguintes:

“Controlo de análises clínicas: inicialmente, foi feito um estudo acerca dos custos de análises clínicas versus pedidos. Este estudo revelou que uma análise mais dispendiosa era frequentemente requisitada. De forma a controlar esta despesa, a partir desse momento, estabeleceu-se um protocolo que exigia a realização de um determinado procedimento antes da requisição da análise e que iria determinar se essa análise era realmente necessária. Este estudo, realizado com base em informações do ADW, ajudou o Serviço de Urgências a reduzir custos desnecessários em análises clínicas”.

Ou seja, há que controlar os médicos perdulários que requisitam análises clínicas dispendiosas só para chatear o ministro ou o próprio doente. Assim, complica-se o procedimento para o médico, com o objectivo de o dissuadir a gastar dinheiro ao ministério da saúde que tanta falta faz para comprar programas informáticos ou viaturas para os administradores.

“Reforço de equipas: tendo por base a análise dos dados do ADW, um director de um Serviço de Urgência (S.U.), notou que algumas tarefas relativas a uma determinada área estavam, na sua maioria, a ser executadas por um profissional de saúde de outra área, sobrecarregando-o com trabalho. Desta forma, foi possível identificar uma área que necessitava de reforço de pessoal.
Num S.U. em que o ADW foi implementado havia duas estações de triagem. A análise aos dados de atendimento por hora e por dia mostrou que, por vezes, quando havia mais pacientes no S.U., o tempo entre o registo e a triagem aumentava. Procedeu-se, então, à realocação de mais pessoal para a equipa de triagem durante esses períodos, o que diminuiu o tempo de espera para o atendimento por um médico”.

Então para isto é preciso um programa informático ? Se o director de um Serviço de Urgência nota estas falhas, logicamente que fará deslocar pessoal, desde que ele exista, pois na prática e com as medidas restritivas à contratação, o mais certo é que tudo continue na mesma.

“Avaliação de desempenho: o ADW forneceu dados para um director de S.U. analisar o desempenho dos profissionais, permitindo identificar aqueles que contribuíam para o bom funcionamento do serviço e, por outro lado, aconselhar aqueles que necessitavam de melhorar o seu desempenho”.

Aqui está o sistema pidesco a funcionar de uma forma encapotada, já que se “aconselha” quais os profissionais que necessitam de melhorar o seu desempenho, para de seguida os mandar para o desemprego ou para o quadro de excedentes.

Se tudo isto fosse obra dos ministros agora demitidos, ainda poderíamos ter esperança que tudo melhorasse com a sua substituição, mas infelizmente a política vai continuar a ser exactamente a mesma, já que, não tenhamos ilusões, o único responsável é o senhor Sócrates; os outros são apenas ajudantes.

Onde é que eu já ouvi isto ?


Celino Cunha Vieira

1 Comments:

Blogger Monte Cristo said...

Caro Celino

O «engenheiro» de obras feitas (as dos projectos que assinou sem ter elaborado - felizmente, pois não estariam de pé se lhe os tivesse executado), sentiu que precisava de mudar duas moscas para manter a... mesma política. Ou seja, lavou-se e salpicou-se com colónia barata.

Como carneiro que recua, grande marrada vai dar, apostas que vem aí pior do mesmo. Apenas polvilhado com pó-de-arroz

5/2/08 7:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice