18/03/2009

ANEDOTAS

Primeira anedota

Dia 13 de Março não houve uma gigantesca manifestação de protesto, em Lisboa, contra as políticas do «engenheiro» José Sócrates. Não desfilaram cerca de 200 mil manifestantes. Segundo a opinião, bastante irritada, do visado, tratou-se apenas de um grupo de arruaceiros, manipulados por dois partidos minúsculos, destinada a insultá-lo e ao seu honrado e eficiente governo. Ah! Já me esquecia: governo socialista e de esquerda. E também me esquecia de outra coisa: Salazar dizia exactamente o que Sócrates agora disse. Salvo quanto ao Bloco de Esquerda, que ainda não existia.

Segunda anedota

Os projectos assinados por José Sócrates, no concelho da Guarda, nos anos oitenta, eram aprovados num vê se te avias. Mesmo nos casos em que os processos tinham pareceres desfavoráveis de várias entidades regionais – ou até embargos da autarquia – bastava que o engenheiro-técnico responsável fosse José Sócrates, então a trabalhar na Câmara da Covilhã, para os projectos serem aprovados em tempo recorde. Entre a entrada do procedimento, até à decisão camarária, os prazos variavam entre os oito e os quinze dias e, nos casos mais espantosos, eram aprovados em apenas um dia. Quinze dos 23 projectos de Sócrates aprovados em tempo recorde, são na região de onde são naturais Joaquim Valente, actual presidente da Câmara da Guarda, e Fernando Caldeira, técnico da autarquia. Os três foram colegas em Coimbra.

Terceira anedota

A Câmara Municipal de Vale de Cambra faz parecer o Ferrari do Cristiano Ronaldo uma pechincha. Sim, se pensam que o Ferrari do Cristiano Ronaldo foi caro, fiquem a saber que um autocarro de 16 lugares para as crianças, custou 2.922.000,00 euros. É isso mesmo: quase 3 milhões de euros. Seiscentos mil contos!

Quarta anedota

A Operação Furacão envolve nomes graúdos da alta finança e investiga uma gigantesca teia de fuga ao fisco e outros crimes de colarinho branco. Muitos dos implicados correram já a liquidar os impostos de que haviam, consciente e criminosamente, fugido. Tal como fizeram os marajás das facturas falsas, de há uns anos atrás. Ninguém foi preso, então. E agora?

Quinta anedota

A casa de Sócrates, no registo predial, não passa de um simples apartamento. Na verdade, trata-se de uma casa senhorial, no coração de Lisboa. São cinco assoalhadas dum 3.º andar no edifício Heron Castilho. Tem 150 metros quadrados, avaliados em 800.000 euros, que custaram, em Fevereiro de 1996, 240.000 euros. Antes, vivia num modesto apartamento T2 na calçada Eng. Miguel Pais, em São Bento. Na garagem, tem um Mercedes C230. Longe vão os tempos em que conduzia um vulgar Rover. Frequenta restaurantes caros e usa fatos de marca. Sócrates vive como um homem rico, com 82 mil euros brutos (57 mil líquidos) que foi o que declarou ao Tribunal Constitucional ganhar por ano. Garante não ter rendimentos de quaisquer empresas, acções ou planos de poupança. O único património que diz ter é o carro, a casa e ordenado.

Sexta anedota

Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga, enriqueceu subitamente – e de forma inexplicável. Melhor dizendo: de forma explicável, a fazer fé no que foi publicamente denunciado e apresentado às instâncias judiciárias. Tudo foi arquivado, por falta de provas. Reavivado o caso, parece que a Justiça se dispõe a voltar a verificar os factos. Pois…

Sétima anedota

Pinto da Costa jurou, em nome de Deus e pela saúde da filha, que está inocente no caso do envelope. Com esta prova de fé no Todo-Poderoso e na robustez da sua petiza, fica definitivamente provada a sua imaculada inocência.

Oitava anedota

O Freeport nunca existiu. Nem existe.

Nona anedota

Há uns tempos atrás, uma idosa de poucos recursos levava de um supermercado, sem pagar, um produto de alguns (poucos) euros. Foi imediatamente detida e presente a tribunal.

Décima anedota

Um homem roubou duas galinhas, avaliadas em 50 euros. Vai ser julgado no dia 20 de Abril, no Tribunal da Maia.

Décima primeira anedota

Foi preso um jovem que fez um download de música na Internet – ou seja, pirateou umas musiquinhas. Tornou-se, assim, o primeiro português condenado a prisão por pirataria musical na Internet. O jovem poderá passar entre 60 a 90 dias atrás das grades por ter feito o download e partilhado música ilegalmente com outros utilizadores.

Finalmente, a Justiça, em Portugal, dá um ar da sua graça. Livra! Já não era sem tempo…


Lida nas “Provocações” da Rádio Baía em 18/03/2009.
(Não deixe de ouvir em 98.7 Mhz e participar pelos telefones 212277046 ou 212277047 todas as quartas-feiras entre as 09H00 e as 10H00).

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice