25/07/2007

REFLEXÕES XVI

O BRASIL SUBSTITUI OS ESTADOS UNIDOS ?

Há dias falei a respeito do roubo de cérebros, que é algo repugnante.

Pouco depois apareceu um bom atacante da equipa cubana de andebol vestindo o uniforme de uma equipa profissional de São Paulo.

A traição por dinheiro é uma das armas predilectas dos Estados Unidos para destruir a resistência de Cuba.

O atleta cursava os estudos superiores e se formaria na Licenciatura em Educação Física e Desportos, um trabalho digno. As suas receitas eram modestas, mas a sua preparação profissional era altamente apreciada; seja qual for o desporto e a sua especialidade, ou mesmo se são capazes de atrair muito público e publicidade comercial, ou não atraem nenhum, são úteis para o desenvolvimento humano.

Aqueles que solicitaram asilo brasileiro fizeram-no quando os Estados Unidos declararam há muito pouco que não cumprirão as quotas exactas dos acordos migratórios que subscreveram com o nosso país. Basta assinalar que dos quase duzentos atletas e treinadores que participaram na primeira semana das competições dos Pan-americanos, faltaram um jogador de andebol e um treinador de ginástica.

Não vou dizer por isso que a equipa de andebol de Cuba era melhor do que a excelente equipa do Brasil e os seus formidáveis atletas, contudo a delegação cubana recebeu um golpe moral baixo nos Jogos Pan-americanos com essas solicitações de asilo político. Puseram a equipe cubana fora de combate antes que começasse a luta pela medalha de ouro.

No passado domingo, 22 de Julho, ao meio-dia, recebemos a triste notícia de que dois dos mais relevantes atletas de boxe, Guillermo Rigondeaux Ortiz e Erislandy Lara Santoya, não se apresentaram à pesagem. Simplesmente receberam nocaute com um golpe directo no queixo, fracturado com notas norte-americanas. Não fez falta nenhuma a contagem de protecção.

Observando os primeiros combates no Rio exclamei que os nossos pugilistas lutavam com tanta elegância e domínio técnico que convertiam em arte o seu rude desporto.

Na Alemanha existe uma máfia que se dedica a seleccionar, comprar e promover pugilistas cubanos nas competições desportivas internacionais. Usa métodos psicológicos refinados e muitos milhões de dólares.

Apenas três horas depois, a vitória da cubana Mariela González Torres na Maratona, um clássico do desporto Olímpico, que fez com que percorresse mais de 40 quilómetros, compensou com acréscimo a traição e inscreve com letras de ouro a sua façanha na história desportiva da sua pátria.

O povo de Cuba deve honrar o exemplo heróico de Mariela, nascida na oriental província de Granma, cujas taxas de mortalidade infantil e materna foram, em 2006, de 4,4 em cada mil nascidos vivos e 11 em cada 100 mil partos, melhores que as dos Estados Unidos. No seu município, Rio Cauto, com 47.918 habitantes, a taxa foi de zero em ambas as situações.

Depois de tudo, Cuba dispõe de milhares de bons treinadores e técnicos que trabalham no estrangeiro com atletas que não poucas vezes ganham medalhas de ouro competindo contra os nossos. Algo mais: existe uma Escola Internacional de Professores de Educação Física e Desportos onde cursam estudos superiores mais de 1.300 jovens do Terceiro Mundo. Há uns dias graduaram-se 247. Não cultivamos o chauvinismo nem o espírito de superioridade. Apoiamo-nos na ciência e nos conhecimentos e sobre essas bases lutamos para criar os valores éticos de uma mente sadia num corpo sadio.

Não existe nenhuma justificação para solicitar asilo político. Não se importam que o Brasil não seja o seu mercado definitivo. Há países ricos do primeiro mundo que pagam ainda mais. As autoridades brasileiras declararam que os desertores deverão provar a necessidade real de asilo. É impossível demonstrar o contrário. De antemão conhece-se o seu destino final como atletas mercenários numa sociedade de consumo. Acho que ofenderam o Brasil utilizando os Pan-americanos como pretexto para se autopromoverem. De qualquer modo consideramos úteis as declarações das autoridades.

Desejamos que o Brasil, país irmão da América Latina e do Terceiro Mundo, obtenha a honra de ser sede de uma próxima Olimpíada.


Fidel Castro Ruz
23 de Julho de 2007

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice