13/08/2007

FELICIDADES COMANDANTE

Ao assinalar-se hoje o 81.º aniversário daquele que há mais de 50 anos se dedica dia e noite na defesa do seu país e do seu povo, não posso deixar de aqui singelamente assinalar esta data, pela admiração que nutro por quem verticalmente continua a exprimir os seus ideais de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Muitas foram as vicissitudes e os ferozes ataques de que tem sofrido - ainda há dias se assistiu a um deles num dos nossos canais televisivos - mas a verdade é incontornável e o futuro dirá de que lado estava e está a razão.

Aqueles que querem denegrir a sua imagem, sem o conhecerem nem conhecerem o seu pensamento ou a sua grandiosa obra, não falam sequer dos alertas que nos últimos anos ele vem denunciando sobre as graves consequências para a humanidade, principalmente para os países do 3.º mundo, com a transformação das suas escassas matérias primas alimentares pelos chamados biocombustíveis ou agrocombustíveis, em substituição dos combustíveis fosseis que começam a faltar aos países mais ricos.

Quando há mais de 20 anos Fidel já vinha alertando para os perigos da globalização, poucos foram os que lhe deram ouvidos porque, diziam, eram ideias comunistas e isso não passava de pura demagogia. Hoje assistimos, para não ir mais longe nos exemplos, com o que se passa em Portugal, subjugado aos países ricos da União Europeia sem que possamos ter voto na matéria.

Fidel tem sabido inteligentemente e com o apoio da grande maioria dos cubanos manter a independência do seu país, mesmo nas horas mais difíceis que exigiram inúmeros sacrifícios, podendo mostrar ao mundo como a utopia seria possível, se não existissem embargos imperiais, capitalismos selvagens e as potencias bélicas em que se escudam.

Felicidades Comandante. Muitos e muitos anos de vida.

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice