16/05/2007

MENTIRAS E MENTIROSOS

Depois dos excelentes momentos que vivi na passada sexta-feira, durante o convívio que uniu os ouvintes da Rádio Baía e esta nossa equipa no restaurante Forno de Cima, em Almada, com a carinho anfitrião da Luísa Basto e do João Fernando, resolvi fazer uma pausa e mudar hoje o registo das nossas «Provocações». Antes disso, porém, quero dizer que desses momentos guardarei para sempre os rostos, as palavras e a emoção que vi, ouvi e senti, e que mais uma vez tive a prova que uma outra sociedade é possível. E ela sê-lo-á quando, sem mentiras e sem disfarces, sem vaidades e sem arrogâncias, olhando uns para os outros com espírito fraterno e solidário – conforme ali aconteceu – o povo português possa entender-se e definir o seu rumo, livre do malabarismo dos políticos, esses sábios manipuladores das palavras e das consciências. Quando também soubermos expurgar do nosso seio os oportunistas, os parasitas, os falsos amigos ou, em muitos casos, os simples vendedores da banha da cobra, ineptos papagaios de frases feitas, que se deslumbram com as suas próprias tiradas, e que estão convencidos que são a nata da democracia e um exemplo a ser seguido sem contestação. Por isso, pelo que vivi – mas, sobretudo, pelo que aprendi – no jantar desta nossa Rádio Baía com os seus ouvintes, quero deixar-vos a todos – aos companheiros da rádio e a esses ouvintes – os meus agradecimentos.

Mas disse, no início, que ia mudar o registo das «Provocações» de hoje. E assim sendo, permitam-me que me dirija exclusivamente ao senhor primeiro-ministro, pois os assuntos que tenho a tratar são com ele – e apenas com ele. Por isso, se os nossos ouvintes, mesmo os mais fiéis, quiserem desligar o rádio, estejam à vontade.

Senhor «engenheiro».

V. Exa. não vê as aspas, mas elas estão lá, na palavra engenheiro, amparando-a, não vá ela desmoronar-se por falta de solidez, de consistência. Aliás, pouco se me dá que V. Exa. tenha, ou não, direito a alardear um título académico. O que não me pode deixar indiferente é o facto de V. Exa. poder ter percorrido caminhos ínvios – e, por isso mesmo, censuráveis – para se ornamentar com um canudo, significando isso que não seria pessoa aconselhável para exercer qualquer mister, muito menos para ocupar o cargo que ocupa. E se à sua rocambolesca licenciatura me refiro não é pelo prazer de malhar em ferro frio, mas porque hoje decidi falar consigo de mentiras e mentirosos. E, nesta questão, muitas mentiras nos foram contadas. Um dia se saberá por quem. Por isso, a questão da licenciatura veio, apenas, a talhe de foice.

Alinhavo este texto num dia igual a tantos outros. Lá fora, não acontece nada. Ou não acontece nada de especial. Já não oiço a descarga do alto-forno da antiga – e assassinada – Siderurgia Nacional, e sei que, às quatro da tarde, não haverá a mudança de turno, como não houve às oito da manhã, nem à meia-noite, com milhares de trabalhadores revezando-se para que o coração da fábrica continuasse quente e a pulsar. Já não fabricamos o aço que nos fazia falta – e ainda faz – porque temos de absorver os excedentes doutros países. E agora, até sucata importamos.

Isto traz-me a outra realidade. Tenho ouvido V. Exa. falar de competitividade e produtividade, garantindo que precisamos aumentar uma e outra. Aqui chegados, garante V. Exa. o mesmo que garantem os donos do dinheiro, vulgarmente chamados capitalistas, ou seja, que o aumento da competitividade e da produtividade não se fará sem que os salários sejam contidos ou, até, reduzidos. Aliás, o muitíssimo bem pago camarada de V. Exa., que ocupa o cargo de governador do Banco de Portugal, diz que «a única forma de manter níveis de competitividade externa é através da contenção dos custos salariais» acrescentando que «a rigidez salarial no mercado de trabalho português, uma das mais elevadas da União Europeia, não facilita o ajustamento das empresas a choques negativos sobre a procura dos seus produtos, especialmente tendo em conta que a legislação laboral dificulta a adaptação do número de trabalhadores à evolução da actividade das empresas». Quer ele dizer, lá na dele, que é preciso despedir à vontade e, ao mesmo tempo, praticar salários cada vez mais baixos, mas pondo, é claro, o seu rabinho de fora.

Deixe que lhe diga, senhor «engenheiro», que alguém anda a mentir – e muito – quando faz tais afirmações. Ora eu acho que não é preciso ser-se doutor nem engenheiro para explicar a V. Exa., ou ao seu camarada Victor Constâncio, mais aos senhores capitalistas deste país, que a «competitividade» e a «produtividade» são dois conceitos que, sob o ponto de vista técnico, significam coisas completamente diferentes. Basta sabermos que a produtividade pode aumentar sem que a competitividade cresça; e inversamente, a competitividade pode crescer sem que seja necessário aumentar a produtividade.

Se V. Exa. perguntar ao seu ministro das Finanças se isto é verdade, ele responderá que é, caso não esteja mais ninguém a ouvir. Porque ele sabe que a produtividade se obtém dividindo a quantidade de produtos obtidos pela quantidade de recursos utilizados. Como sabe que a competitividade é uma coisa completamente diferente, já que mede a posição vantajosa, ou não, de uma empresa no mercado, relativamente às outras. Como é fácil de concluir, a produtividade de uma empresa pode aumentar sem que aumente a sua competitividade. Para que isso aconteça, basta que uma empresa, com produtos ultrapassados ou de má qualidade, aumente a sua produtividade, ou seja, aumente a quantidade de produtos que obtém com os mesmos recursos que utiliza, mas como não os consegue vender, porque os consumidores os não compram, a sua posição no mercado piora, piorando a sua competitividade. Inversamente, poderá suceder que uma empresa se torne mais competitiva, portanto que a sua posição no mercado melhore relativamente às outras empresas, sem que aumente a sua produtividade. Basta, para tanto, que melhore o seu marketing, ou que encontre um canal de distribuição mais adequado, ou que consiga associar aos seus produtos uma marca de prestígio, etc..

E porque estamos a falar de mentiras e de mentirosos, devo já dizer a V. Exa. que também mentem aqueles que afirmam que serão os salários baixos e o aumento da carga horária a salvação da economia e, consequentemente do país.

Contrariamente ao seu discurso, que é o discurso do grande capital, e a posição oficial dos media, os países mais competitivos da União Europeia são precisamente os que têm salários mais elevados. Tenho à minha frente um interessante quadro, retirado de dados do Eurostat que prova isso mesmo.

Não me parecendo que V. Exa. possa ser tão ignorante que desconheça estes dados, resta-me concluir que será, nesse caso, alguém a quem, com rigor, se pode acusar de fugir à verdade, alguém a quem, na linguagem comum, chamamos aldrabão – ou simplesmente mentiroso

O dia continua ensolarado, mas estranhamente quieto. Lá fora, mantém-se o silêncio. O país anda calado, tristonho, macambúzio, sem esperança. Aqueles que podiam fazer a festa, senhor «engenheiro», preferem o silêncio. Ou festejam na privacidade das suas mansões, dos seus castelos feudais. Lambem os beiços e esfregam as mãos enquanto vêem os lucros acumularem-se. São os seus amigos, os donos dos grandes grupos económicos e financeiros, para quem nunca haverá crise. Só no primeiro trimestre deste ano os lucros da banca cresceram mais 24%. Para eles, a economia vai de vento em popa.

Mas esta é uma das coisas de que V. Exa. não gosta que se fale. No entanto, se fosse um político sério – se é que numa sociedade dominada pelo poder económico podem chegar aos governos políticos sérios – seria o primeiro a promover a discussão desta e doutras matérias. Em vez disso, o seu governo e a generalidade dos meios de comunicação social (que deveriam ser um fórum de debate e esclarecimento, caso não fossem propriedade de grupos capitalistas ou rigidamente controlados pelos comissários políticos do sistema) esforçam-se por esconder ou deturpar estas realidades inconvenientes.

Hoje, em Portugal, milhares de crianças não beberão leite, nem comerão carne ou peixe. E V.Exª sabe disso.
Milhares de idosos não terão a sua consulta nem comprarão os medicamentos de que precisam. E V.Exª sabe disso.
Milhares de homens e mulheres desempregados – ou à beira disso – deitarão contas à vida, sentados à beira do desespero. E V.Exª sabe disso.
Milhares de jovens casais não sabem como poderão suportar a próxima subida da prestação dos seus empréstimos para habitação. E V.Exª sabe disso.

Nos dois anos do seu mandato, senhor «engenheiro», fecharam quase 2.500 escolas. Nos locais onde encerraram maternidades, serviços de urgência ou serviços de atendimento permanente, os privados atropelam-se na ânsia de aproveitarem o terreno para a caça ao doente.

Resta-me dar-lhe os parabéns, senhor «engenheiro». Creio que a sua governação lhe guardará um merecido lugar na história.

Porque não, até, um museu na sua terra natal?


Crónica de: João Carlos Pereira
Lida nas “Provocações” da Rádio Baía em 16/05/2007.
(Não deixe de ouvir em 98.7 Mhz e participar pelos telefones 212277046 ou 212277047 todas as quartas-feiras entre as 09H00 e as 10H00).

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice