23/12/2007

BOAS FESTAS

Embora arredado de forma activa há já algum tempo destas “Crónicas”, não deixo de acompanhar os excelentes artigos do João Carlos Pereira e do Comandante Fidel Castro, em que, cada um com o seu estilo e dimensão, dizem as verdades do mundo em que vivemos.

Nesta época, é costume desejarmos Boas Festas e um ano vindouro melhor do que o presente, na esperança de que todos possam ter um pouco mais de saúde, dinheiro e felicidade.

Desejar, desejamos, mas lá que vai ser muito difícil alcançar esses objectivos, ninguém deverá ter dúvidas.

Corre na Internet um mail de autor desconhecido, que não resisto a transcrever, e que diz o seguinte:


“Um dia, o Senhor chamou Noé que morava em Portugal e disse-lhe:

- Dentro de 6 meses, farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que todo o Portugal esteja coberto pelas águas. Os maus serão destruídos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal. Vai e constrói uma arca de madeira.

Chegada a altura, os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram o céu. Noé chorava, ajoelhado no quintal da sua casa, quando ouviu a voz do Senhor soar furiosa, entre as nuvens:

- Noé, onde está a arca?

- Perdoe-me, Senhor, suplicou o homem! Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas:

- Primeiro tentei obter uma licença da Câmara Municipal, mas, além das taxas elevadas para obter o alvará, pediram-me uma contribuição para a campanha do Partido, para a reeleição do presidente.

- Precisando de dinheiro, fui aos bancos mas não consegui empréstimo, mesmo aceitando aquelas taxas de juros...

- Os Bombeiros exigiram um sistema de prevenção de incêndio, mas consegui contornar a situação, subornando um funcionário.

- Começaram então os problemas com o Instituto Florestal para a extracção da madeira. Eu disse que eram ordens Suas, mas eles só queriam saber se eu tinha o “Projecto de Reflorestamento” e um tal “Plano Sectorial”.

- Neste meio tempo, a Protecção dos Animais descobriu alguns casais de animais guardados no meu quintal. Disseram-me que eram espécies protegidas! Além de pesada multa, fui colocado em prisão preventiva pela posse dos animais. Valeu-me a pulseira electrónica!

- Quando comecei a obra, apareceu a Inspecção do Trabalho. Multou-me porque eu não tinha um engenheiro naval responsável pela construção.

- Fui à Universidade Independente e comprei um diploma de engenheiro. Fecharam a Universidade e tive de pôr o diploma no papelão!

- Veio o Sindicato e exigiu contrato de funcionário público para os carpinteiros.

- Em seguida vieram as Finanças! Disseram-me que a arca era
um “sinal exterior de riqueza“ e agravaram-me o IRS. Não tive dinheiro para pagar e colocaram-me a arca sob penhora.

- Finalmente, quando a Secretaria de Estado do Ambiente pediu o “Relatório de Impacto Ambiental“ sobre a zona a ser inundada, juntei-lhe o mapa de Portugal. Enviaram-no para o INAG que só vai apreciar o assunto depois de resolver o problema da Costa da Caparica!

Noé terminou o relato a chorar.

- Senhor! Que hei-de eu fazer mais?

Notou então que o céu clareava e perguntou:

- Senhor, sempre vais destruir Portugal?

- Não! Respondeu a Voz entre as nuvens.

- Já vi que cheguei tarde! O Sócrates chegou primeiro!”


É este o tal Sócrates que se vangloria do seu sucesso na Presidência Portuguesa da Comunidade, culminando com a aprovação de um Tratado fértil em desigualdades.

Portugal já está destruído. Tenhamos esperança que os outros pequenos Países desta Europa alargada, não tenham nenhum Sócrates por perto.

BOAS FESTAS PARA TODOS.


Celino Cunha Vieira

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro celino - e meu anfitrião da blogosfera.

Não se trata aqui de trocar galhardetes, porque - sabes bem - nenhum de nós faz o género.

Contudo, devo dizer que fazes bem em voltar à escrita. Gostei do teu texto e da história que conta, um bom retrato deste país, entregue ao pior trunami político, económico e social que jamais conheceu. SÓCRATES.

Contra este cataclismo, todas as cacetadas são poucas.

Um abraço.

João Carlos

26/12/07 9:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó meu merda tu é que precisavas de umas valentes cacetadas.

1/1/08 8:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E assim vai este País...
Cesar (Imperador Romano)disse:que estranho povo (Ibérico) que não se governa nem se deixa governar.
Isto para não citar outros, que conhecem bem, quem nada faz e nada deixa fazer...a não ser dizerem mal.
??!!??

2/1/08 6:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

1997, 2007 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice